Na opinião dos profissionais que trabalham em redações, os assessores de imprensa não são parceiros porque se comprometem com os interesses de seus clientes. Pelo menos é o que mostra a pesquisa ?As assessorias na visão dos jornalistas?, realizada pelo segundo ano consecutivo, pelo Comunique-se, entre os dias 05 e 12/04. A idéia do portal é oferecer subsídios para que os profissionais de comunicação empresarial reavaliem as impressões negativas que transmitem ao público-alvo de suas ações e também conheçam os aspectos positivos.
Nesta pesquisa foram ouvidos 1261 jornalistas. Deste total, apenas 16,1% acham que as assessorias atuam como elo entre as empresas e a imprensa. Embora a maioria considere que os assessores conheçam bem o assunto que divulgam, os entrevistados criticaram algumas características do trabalho do assessor, como a qualidade do material que chega às redações e também o funcionamento da imprensa. Entre os principais erros cometidos pelas assessorias estão ligações em dias de fechamento ou em horários inadequados.
Para os entrevistados, a maioria dos releases não é útil para a produção diária. Eles contam que costumam receber material que não interessa à editoria que cobrem (23,7%) ou ao veículo em que trabalham (22,9%). Para 38%, as sugestões de pauta são interessantes, dentro do foco da editoria e do veículo em que atuam. O perfil considerado exemplar dos assessores é daqueles que sugerem pautas e ajudam a conseguir ganchos e personagens para as matérias.
Segundo os jornalistas ouvidos, 50 a 75% das mensagens recebidas diariamente vêm de assessorias, mas apenas 25% delas são lidas. O que leva os jornalistas a abrirem os e-mails é, na seguinte ordem, título da mensagem; nome do cliente da assessoria no remetente da mensagem; mensagem personalizada; nome da empresa de assessoria no remetente da mensagem; nome do assessor no remetente da mensagem; follow up realizado pela assessoria.
Oitenta e cinco por cento dos jornalistas disseram que, para tentar falar com um entrevistado, recorrem à sua assessoria de imprensa. Quanto às coletivas de imprensa online, 84% deles aceitam o convite para participar quando o tema é relevante para a editoria que cobrem.
Para ler a pesquisa na íntegra clique aqui.
FONTE: Comuniquese