
QUEM SOMOS
O setor
Um universo de 18 mil profissionais em agências espalhadas por todo o Brasil, com formação multidisciplinar em jornalismo, relações públicas, publicidade, design, ciência de dados, administração, economia, direito e dezenas de outras habilidades que compõe o perfil de um setor capacitado para oferecer mais de 60 produtos e serviços de comunicação corporativa. Em 2022, as agências brasileiras faturaram R$ 4.9 bilhões, gerando riqueza para a economia do país e soluções estratégicas para clientes públicos e privados.
O que fazemos
Nossos objetivos são:
- Difundir a atividade de comunicação corporativa e empresarial;
- Contribuir para a organização e profissionalização do setor do setor
- Zelar pela qualidade de prestação de serviços;
- Ampliar o mercado junto às organizações públicas e privadas;
- Construir parâmetros éticos de atuação;
- Definir critérios comerciais;
- Dar visibilidade ao segmento.
Para isso, formamos grupos de trabalho temáticos, com participação dos associados, que atuam nas seguintes áreas:
- Gestão e RH
- Reúne gestores financeiros, profissionais de RH e executivos de agências para debater temas de gestão, políticas de recursos humanos e promover troca de experiências entre as associadas. Realiza a cada 3 anos a pesquisa Cargos, Salários e Benefícios, que apura a movimentação do setor e ajuda no planejamento das empresas.
- Comunicação Interna
- Promover o serviço de comunicação interna no mercado brasileiro, trocas de experiências entre profissionais e agências, organizar eventos, produzir conteúdos sobre CI e realizar anualmente o Verso & Reverso da Comunicação Interna, o maior e mais inovador encontro sobre práticas de CI do país são os objetivos do mais antigo grupo de trabalho da Abracom.
Coordenadora: Claudia Cezaro Zanuso (Duecom Comunicação)
- Diversidade e Inclusão
- Um setor mais diverso e inclusivo. Para isso, agências associadas estão em permanente debate, trocando ideias e boas práticas de programas de diversidade e inclusão nas empresas do setor, além de promover o letramento dos profissionais para um mundo mais igualitário e inclusivo.
Coordenadora: Tacyana Viard (Dupla Comunicação)
- Comunicação Digital
- Um mundo cada vez mais conectado exige transformação digital das empresas e profissionais. O GT difunde informações, compartilha experiências e ajuda a manter o setor na vanguarda das melhores práticas de comunicação digital e inteligência de dados.
Coordenadora: Ana Lacchia (XCOM)
- Inovação
Grupo de Trabalho criado com o objetivo de fomentar discussões, debates e reflexões sobre assuntos diretamente relacionais ou não com o ambiente da comunicação corporativa. Assuntos de interesse que venham oxigenar as práticas inovadoras dentro e fora das agências são os principais focos do GT. A sua dinâmica é formada de reunião onlines, encontros abertos para o mercado dos mais variados temas e a criação de produtos/conteúdos inovadores para os associados da Abracom.
Coordenador: Nilton Lemos (Voz Comunicação)
- Setor Público
- Promover o conceito de comunicação pública, dialogar com os poderes constituídos e gerar segurança jurídica nos processos de contratação de serviços de comunicação corporativa são os principais objetivos deste grupo que reúne agências interessadas em prestar serviço para governos e instituições públicas.
Coordenadora: Patrícia Marins (InPress Oficina)
Presença nacional
- Bahia
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
Vem com a gente. Filie sua agência à Abracom
Faça parte do movimento das agências brasileiras de comunicação corporativa. Não cobramos taxa de adesão e as mensalidades são cobradas de acordo com a faixa de faturamento.
Agências pequenas pagam menos, agências grandes, pagam mais, mas todas têm os mesmos direitos e votos igualitários. Conheça o Estatuto Abracom e a Carta de Princípios Éticos Abracom. Peça o kit de filiação, com informações sobre mensalidade através do botão ASSOCIE-SE na barra lateral.
Comitê Gestor

Daniel Bruin
Presidente


Zé Luiz Schiavoni
Vice-Presidente


Carina Almeida
Secretária-Geral


Ana Julião
Diretora de Finanças


Renato Salles
Diretor de Assuntos Legais

Diretoria

Rosa Vanzella
Diretora de Assuntos Institucionais - Setor Privado


Patrícia Marins
Diretora de Assuntos Institucionais - Setor Público


Marcio Cavalieri
Diretor de Dados e Parâmetros de Mercado


Everton Vasconcelos
Diretor de Capacitação Profissional e Gestão Empresarial


Fábio Santos
Diretor de Relações Internacionais


Claudia Zanuso
Conselho Fiscal


Cleide Pinheiro
Conselho Fiscal


Vitor Fortes
Conselho Fiscal


Beth Garcia
Suplente do Conselho Fiscal


Patrícia Ávila
Presidente do Conselho de Ética

Diretorias Estaduais

Monique Melo
Diretora Estadual da Bahia


Flávia Rios
Diretora Estadual de Minas Gerais


Michele Cruz
Diretora Estadual de Pernambuco


Paulo Paulino
Diretor Estadual do Rio de Janeiro


Martha Becker
Diretora Estadual do Rio Grande do Sul

Conselho Consultivo

Claudia Rondon
Presidente (2016-2020)


Gisele Lorenzetti
Presidente (2012-2016)


Ciro Dias Reis
Presidente (2008-2012)


Zé Luiz Schiavoni
Presidente (2004-2008)


João Rodarte
Presidente (2002-2004)

Equipe Executiva

Sheila Magri
Diretora-executiva

Adelaine Porfirio
Analista Financeiro

Nicole Contier
Analista de Eventos

Natália Roder
Secretária Executiva

Carolina Saboia
Analista de Comunicação