QUEM SOMOS

O setor

Um universo de 18 mil profissionais em agências espalhadas por todo o Brasil, com formação multidisciplinar em jornalismo, relações públicas, publicidade, design, ciência de dados, administração, economia, direito e dezenas de outras habilidades que compõe o perfil de um setor capacitado para oferecer mais de 60 produtos e serviços de comunicação corporativa. Em 2022, as agências brasileiras faturaram R$ 4.9 bilhões, gerando riqueza para a economia do país e soluções estratégicas para clientes públicos e privados.

O que fazemos

Nossos objetivos são:

  • Difundir a atividade de comunicação corporativa e empresarial;
  • Contribuir para a organização e profissionalização do setor do setor
  • Zelar pela qualidade de prestação de serviços;
  • Ampliar o mercado junto às organizações públicas e privadas;
  • Construir parâmetros éticos de atuação;
  • Definir critérios comerciais;
  • Dar visibilidade ao segmento.

 Para isso, formamos grupos de trabalho temáticos, com participação dos associados, que atuam nas seguintes áreas: 

  • Gestão e RH
    • Reúne gestores financeiros, profissionais de RH e executivos de agências para debater temas de gestão, políticas de recursos humanos e promover troca de experiências entre as associadas. Realiza a cada 3 anos a pesquisa Cargos, Salários e Benefícios, que apura a movimentação do setor e ajuda no planejamento das empresas.
  • Comunicação Interna
    • Promover o serviço de comunicação interna no mercado brasileiro, trocas de experiências entre profissionais e agências, organizar eventos, produzir conteúdos sobre CI e realizar anualmente o Verso & Reverso da Comunicação Interna, o maior e mais inovador encontro sobre práticas de CI do país são os objetivos do mais antigo grupo de trabalho da Abracom.

    Coordenadora: Claudia Cezaro Zanuso (Duecom Comunicação)

  • Diversidade e Inclusão
    • Um setor mais diverso e inclusivo. Para isso, agências associadas estão em permanente debate, trocando ideias e boas práticas de programas de diversidade e inclusão nas empresas do setor, além de promover o letramento dos profissionais para um mundo mais igualitário e inclusivo.

     Coordenadora: Tacyana Viard (Dupla Comunicação)

  • Comunicação Digital 
    • Um mundo cada vez mais conectado exige transformação digital das empresas e profissionais. O GT difunde informações, compartilha experiências e ajuda a manter o setor na vanguarda das melhores práticas de comunicação digital e inteligência de dados.

     Coordenadora: Ana Lacchia (XCOM)

  • Inovação 
    • Grupo de Trabalho criado com o objetivo de fomentar discussões, debates e reflexões sobre assuntos diretamente relacionais ou não com o ambiente da comunicação corporativa. Assuntos de interesse que venham oxigenar as práticas inovadoras dentro e fora das agências são os principais focos do GT. A sua dinâmica é formada de reunião onlines, encontros abertos para o mercado dos mais variados temas e a criação de produtos/conteúdos inovadores para os associados da Abracom.

     Coordenador: Nilton Lemos (Voz Comunicação)

  • Setor Público
    • Promover o conceito de comunicação pública, dialogar com os poderes constituídos e gerar segurança jurídica nos processos de contratação de serviços de comunicação corporativa são os principais objetivos deste grupo que reúne agências interessadas em prestar serviço para governos e instituições públicas.

    Coordenadora: Patrícia Marins (InPress Oficina)

Presença nacional

A Abracom está presente em todas as regiões do país e tem diretorias regionais nos seguintes estados:
  • Bahia
  • Minas Gerais
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
Acompanhe as notícias da Abracom para conhecer a programação de nossas diretorias estaduais.

Vem com a gente. Filie sua agência à Abracom

Faça parte do movimento das agências brasileiras de comunicação corporativa. Não cobramos taxa de adesão e as mensalidades são cobradas de acordo com a faixa de faturamento.

Agências pequenas pagam menos, agências grandes, pagam mais, mas todas têm os mesmos direitos e votos igualitários. Conheça o Estatuto Abracom e Carta de Princípios Éticos Abracom. Peça o kit de filiação, com informações sobre mensalidade através do botão ASSOCIE-SE na barra lateral.

Comitê Gestor

Daniel Bruin

Presidente

Zé Luiz Schiavoni

Vice-Presidente

Carina Almeida

Secretária-Geral

Ana Julião

Diretora de Finanças

Renato Salles

Diretor de Assuntos Legais

Diretoria 

Rosa Vanzella

Diretora de Assuntos Institucionais - Setor Privado

Patrícia Marins

Diretora de Assuntos Institucionais - Setor Público

Marcio Cavalieri

Diretor de Dados e Parâmetros de Mercado

Everton Vasconcelos

Diretor de Capacitação Profissional e Gestão Empresarial

Fábio Santos

Diretor de Relações Internacionais

Claudia Zanuso

Conselho Fiscal

Cleide Pinheiro

Conselho Fiscal

Vitor Fortes

Conselho Fiscal

Beth Garcia

Suplente do Conselho Fiscal

Patrícia Ávila

Presidente do Conselho de Ética

Diretorias Estaduais

Monique Melo

Diretora Estadual da Bahia

Flávia Rios

Diretora Estadual de Minas Gerais

Michele Cruz

Diretora Estadual de Pernambuco

Paulo Paulino

Diretor Estadual do Rio de Janeiro

Martha Becker

Diretora Estadual do Rio Grande do Sul

Conselho Consultivo

Claudia Rondon

Presidente (2016-2020)

Gisele Lorenzetti

Presidente (2012-2016)

Ciro Dias Reis

Presidente (2008-2012)

Zé Luiz Schiavoni

Presidente (2004-2008)

João Rodarte

Presidente (2002-2004)

Equipe Executiva

Sheila Magri

Diretora-executiva

Adelaine Porfirio

Analista Financeiro

Nicole Contier

Analista de Eventos

Natália Roder

Secretária Executiva

Carolina Saboia

Analista de Comunicação