Institucional
Apresentação

A Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom é a entidade representativa das empresas que prestam serviços de gestão de relacionamentos estratégicos de comunicação.

A Abracom tem atualmente associados em 22 Estados e no Distrito Federal, que atuam nas áreas de diagnóstico e planejamento de comunicação e relacionamento com públicos estratégicos, como imprensa, investidores, governos, organizações não governamentais, funcionários, colaboradores e fornecedores utilizando ferramentas das relações públicas.

Entre os produtos oferecidos pelas agências a seus clientes estão treinamento de porta vozes (mídia training), treinamentos de comunicação, capacitação de equipes de atendimento ao consumidor, programas de comunicação interna, pesquisa aplicada à comunicação, monitoramento de mídias e análise editorial, gestão de relacionamento com mídias sociais, produção de conteúdo para publicações impressas e eletrônicas, produção de conteúdo para rádio e TV corporativa, desenvolvimento e manutenção de conteúdo em sites e portais corporativos, programas de relações com a comunidade, produção de balanços sociais e relatórios de gestão, programas de sustentabilidade empresarial entre outros serviços.

Quem Somos

Somos uma entidade empresarial e representamos o mercado de comunicação corporativa, que emprega mais de 16 mil profissionais e faturou, em 2020, cerca de R$ 3,2 bilhões. A Abracom representa o interesse de seus associados, promove atividades de capacitação, divulgar e dissemina mensagens sobre o universo da comunicação corporativa. Somos mais de 180 empresas em todas as regiões do país. Quer conhecer nossas associadas e contratar serviços de comunicação corporativa?

Clique aqui para acessar a lista em ordem alfabética e procure por região, tipo de serviço de procura ou clientes atendidos.

Nossa História

Fundada em abril de 2002, a Abracom chega ao seu vigésimo ano de vida. Os 56 empresários que criaram a entidade definiram como pilares básicos de atuação a Ética nos negócios, a defesa de boas práticas profissionais e empresariais, o respeito aos fatos e à verdade como fundamentos de uma boa comunicação corporativa. Clique aqui para conhecer a galeria de diretorias nesses 20 anos de história.

Nosso Setor
O segmento de agências de comunicação corporativa está presente em todos os segmentos da economia. Nossas agências atuam junto às maiores e melhores empresas do país e também desenvolvem programas de relacionamento estratégico para pequenas e médias empresas, bem como para o setor público.
Em 2012, o segmento faturou mais de R$ 2 bilhões, empregando mais de 14 mil profissionais. A atividade de comunicação é caracterizada pela multidisciplinaridade. Atuam nas agências profissionais com formação superior oriundos de diversas áreas do conhecimento. Para entender seus clientes e desenvolver pensamento estratégico, as associadas Abracom contratam jornalistas, relações públicas, publicitários, advogados, administradores, arquitetos, engenheiros e especialistas em áreas como meio ambiente, sustentabilidade, relações governamentais, entre outras áreas do conhecimento.
A Abracom e o mundo

O setor de comunicação corporativa no Brasil atua em linha com as
principais tendências do mercado internacional de public relations
(relações públicas). A Abracom é filiada à ICCO – International Communications Consultancy Organisation, entidade que congrega associações nacionais de empresas de RP em 30 países.

O mercado brasileiro destaca-se pelo seu crescimento e por práticas de comunicação que se equiparam aos principais países com tradição de investimento em relações públicas, como os Estados Unidos e a Inglaterra.

Posicionamento
A Abracom é a interlocutora quando o tema é o setor empresarial das agências de comunicação institucional e corporativa
Visão
A comunicação é agente inspiradora e transformadora das relações humanas, sociais e empresariais.
Valores

Diálogo;
Ética;
Educação;
Isonomia e equidade;

Clique aqui para fazer o download da Carta de Princípios Éticos da
Abracom.

Missão

Representar os interesses dos seus associados;

Promover e valorizar a cultura da comunicação corporativa e
institucional por meio de
posicionamentos éticos,
excelência técnica e adoção das melhores práticas de gestão, contribuindo para a ampliação e fortalecimento do mercado.