Quatro ações de marketing digital para a Indústria 4.0

Saiba como manter uma comunicação estratégica e eficiente
para impulsionar a comunicação no setor

 

A nova era industrial, conhecida como indústria 4.0, é marcada pela alta conectividade e uso de tecnologias, por meio da integração entre ferramentas digitais e processos produtivos, permitindo, entre outras coisas, operações em tempo real, virtualização e atividades orientadas por softwares.

 

Responsável por 23,9% do PIB brasileiro em 2022, segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a indústria brasileira inicia 2023 diante de grandes desafios, como a retomada da produção pós-pandemia, alta da inflação e aumento nos valores dos insumos ocasionados pela guerra na Ucrânia.

Diante desse cenário, uma das saídas encontradas pelas empresas do setor tem sido recorrer à tecnologia para otimizar processos e aumentar a produtividade.

 

Resultado do avanço tecnológico da última década, a Indústria 4.0 abrange alguns elementos, como por exemplo o Big Data, Internet das Coisas (Iot) e a Inteligência Artificial (IA), e características como a personalização de serviços e produtos, e sustentabilidade.

 

A adoção de tecnologia na indústria brasileira é alta. Uma pesquisa divulgada pela CNI em 2022 aponta que 69% das empresas do setor já adotaram pelo menos uma tecnologia digital. Porém, apesar do alto nível de adoção, a maioria utiliza uma baixa quantidade de soluções, indicando que estão em fase inicial do processo de digitalização.

 

A pesquisa também aponta que entre as empresas industriais, 26% utilizam de um a três tecnologias, e apenas 7% utilizam 10 ou mais. Dentre as principais barreiras à adoção estão o alto custo de implantação e a falta de mão de obra qualificada.

 

Palavra-chave: comunicação assertiva

 

Os impactos da Indústria 4.0 refletem no mercado como um todo, impulsionando novos modelos de negócio para as empresas e influenciando, inclusive, o perfil do consumidor, cada dia mais exigente e conectado.

 

Por isso, é imprescindível manter uma comunicação estratégica e eficiente, que envolva o consumidor de forma objetiva, destacando-se da concorrência.

 

A Vianews – agência de comunicação integrada para a América Latina com 37 anos de mercado – aponta quatro ações de Marketing Digital que podem ser aplicadas na Indústria 4.0 para alavancar a comunicação com os clientes e criar campanhas de publicidade mais efetivas e direcionadas. Confira:

 

  1. Mídia paga

 

A comunicação para as empresas do setor industrial pode ser um desafio, sobretudo por ser, em grande parte, voltada ao B2B (Business to Business), ou seja, de empresa para empresa.

 

Em meio à alta competitividade do mercado virtual, investir em mídia paga pode ser um fator determinante para conquistar a atenção do público-alvo. Através dela, é possível alcançar um grande número de pessoas, impulsionando os mais diversos tipos de materiais (vídeos, textos, podcasts, banner, jogos, landing pages, blog posts, links etc), tanto em redes sociais como em motores de busca, como o Google.

 

Cabe ressaltar que para que a campanha obtenha sucesso, é preciso traçar uma estratégia clara, de acordo com os objetivos e possibilidades de investimento da marca.

 

Dentre outros fatores, é preciso definir o valor investido, a escolha correta das palavras-chave, a segmentação de público, os textos e imagens utilizadas no anúncio.

 

Por isso, a recomendação é que a empresa busque a assessoria de profissionais capacitados, que saberão desenhar a estratégia, acompanhar os resultados e converter o investimento em retorno positivo.

 

  1. Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing pode ser um verdadeiro aliado na comunicação para o setor industrial. Isso porque através dele quebra-se a primeira barreira de resistência que costuma existir em estratégias de marketing e anúncios comuns, que podem ser consideradas invasivas.

 

Segundo a HubSpot, uma abordagem de marketing bem planejada aumenta a confiança das equipes nas estratégias de Inbound em até 75%.

 

O intuito dele é que o público-alvo procure a empresa, atraído por conteúdos e materiais relevantes. Por meio desse caminho, cria-se uma relação de valor agregado, com mais chances de fidelizar o cliente.

 

Existem muitas maneiras de colocar o Inbound Marketing em prática, através de diferentes formatos, como podcasts, e-books, blog, newsletter, entre outros.

 

É preciso analisar qual deles faz mais sentido, levando em conta o perfil da empresa e do público. Além disso, também é preciso alinhar o conteúdo produzido com os interesses do público-alvo, e atentar-se à frequência dele.

 

Se bem executada, uma campanha de Inbound Marketing pode ser muito efetiva, atraindo leads qualificados e convertendo-os em clientes.

 

  1. SEO (Search Engine Optimization)

 

Como mencionado anteriormente, um conteúdo relevante aliado à um posicionamento de destaque em ferramentas de busca é determinante na conquista da concorrência de nicho, sobretudo para pequenas e médias empresas.

 

O SEO é um conjunto de estratégias que foca no uso de palavras-chave específicas, construção de links de outros sites, entre outras ações que potencializam a visibilidade do negócio.

 

Porém, as ferramentas de busca não são o único lugar em que se pode implementar estratégias de SEO. Também é possível utilizá-las nas redes sociais, aplicativos de localização e blogs.

 

  1. Vídeos

Os vídeos são ferramentas poderosas para criar conexões maiores com o público e, se usados da maneira correta, podem proporcionar um alcance nas redes sociais ainda maior para os serviços oferecidos por uma marca.

O Instagram, por exemplo, já registrou quase 1,4 bilhão de usuários e o formato em vídeo é cada vez mais favorecido pelo algoritmo da empresa.

Conteúdos criados em vídeo melhoram a geração de leads porque permitem educar ou ensinar seus clientes a usarem produtos e serviços. Outra possibilidade é construir estratégias baseadas em storytelling para engajar o público.

 

A capacidade do marketing de vídeo em atrair pessoas exige conteúdos cada vez mais criativos. Tirar proveito desta ferramenta e experimentar formatos diferentes, como Live Commerce, transmissões ao vivo ou webinars podem ajudar a encontrar o caminho que fará sua empresa se destacar dos concorrentes.

 

Sobre a Vianews

A Vianews é uma agência de comunicação integrada que desenvolve soluções criativas e inovadoras em Relações Públicas e Marketing Digital. Com mais de 50 colaboradores e atuação em toda América Latina, a agência transforma marcas e pessoas por meio de ações estratégicas, com foco em grandes resultados aos seus clientes.

Eleita a “Agência Destaque do Ano” no Prêmio Jatobá 2021, a Vianews possui quatro troféus do Prêmio Lusófonos de Criatividade (2021), dois troféus no Prêmio Jatobá (2018 e 2021) e três troféus no Sabre Awards LATAM (2020 e 2021). Além disso, também conta com dois Certificados de Excelência por cases inscritos no Sabre Awards LATAM 2019 e oito Certificados de Excelência por cases inscritos no Prêmio Jatobá de 2019, 2020 e 2021.

Para saber mais, acesse https://vianews.com.br/ ou siga nosso perfil oficial no LinkedIN e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *