ChatGPT vira manchete 183 vezes por dia na imprensa brasileira

Levantamento realizado pela agência Vianews aponta que o assunto foi estampado em 5.139 títulos de matérias, impressas e digitais, somente em fevereiro; em valores de exposição de marca, esse total representa 79 milhões de dólares, ou cerca 416 milhões de reais

 

Levantamento inédito realizado pela área de Data Driven e Análise de Dados da agência Vianews aponta que o ChatGPT foi citado em 5.139 títulos de matérias, impressas e digitais, pela imprensa brasileira somente no mês fevereiro – o que representa uma média de 183 manchetes por dia sobre o assunto na mídia do país.

 

A pesquisa revelou ainda que em termos de valores de exposição de marca, o número total de matérias analisadas representa um total de 79 milhões de dólares, ou cerca de 416 milhões de reais.

 

Além do ChatGPT, outras três mensagens-chaves identificadas nos conteúdos das matérias analisadas foram inteligência artificial, com 4,1 mil menções; Google, com 2,2 mil menções; e Microsoft, com 1,9 mil menções.

 

“O ChatGPT ganhou milhares de manchetes ao longo do último mês por discutir os desafios das atividades humanas em harmonia com a vertiginosa evolução tecnológica. Grande parte das notícias e artigos analisados buscam entender como a tecnologia pode contribuir na automação de tarefas, deixando a parte intuitiva e a criatividade para os humanos. Em outras palavras: como podemos aproveitar o que temos de melhor no caminho da evolução”, avalia Pedro Cadina, CEO da Vianews.

 

Assuntos em destaque

 

Já com relação ao conteúdo, o levantamento revelou que o pico de menções sobre o ChatGPT em títulos de matérias foi registrado no dia 7 de fevereiro, com 343 manchetes identificadas.

“O pico de menções sobre o ChatGPT teve relação direta com o anúncio de lançamento do seu concorrente Bard pelo Google. Para nós de comunicação e marketing, esses números mostram que com um trabalho de reputação e imagem bem estruturado, até a ação da concorrência pode impulsionar decisivamente sua marca”, explica Pedro.

 

Realizada por meio de uma ferramenta digital de monitoramento de marcas, a análise feita pela Vianews levou em conta as publicações identificadas de 1 a 28 de fevereiro, que continham no título “ChatGPT” ou “Chat GPT”. Além do total de menções e visibilidade de marca, também foram utilizadas métricas e KPI´s relacionados à valoração das menções em equivalência de anúncio, número de leitores impactados e indicadores de análise qualitativa e quantitativa de mensagens-chave.

 

Sobre a Vianews

 

A Vianews é uma agência de comunicação integrada que desenvolve soluções criativas e inovadoras em Relações Públicas e Marketing Digital. Com mais de 50 colaboradores e atuação em toda América Latina, a agência transforma marcas e pessoas por meio de ações estratégicas, com foco em grandes resultados aos seus clientes.

Eleita a “Agência Destaque do Ano” no Prêmio Jatobá 2021, a Vianews possui quatro troféus do Prêmio Lusófonos de Criatividade (2021), dois troféus no Prêmio Jatobá (2018 e 2021) e três troféus no Sabre Awards LATAM (2020 e 2021). Além disso, também conta com dois Certificados de Excelência por cases inscritos no Sabre Awards LATAM 2019 e oito Certificados de Excelência por cases inscritos no Prêmio Jatobá de 2019, 2020 e 2021.

Para saber mais, acesse https://vianews.com.br/ ou siga nosso perfil oficial no LinkedIN e Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *