Executivas compartilham histórias de conquistas e resiliência, em comemoração ao Dia da Mulher

Confira a trajetória de sucesso de cinco mulheres que são uma inspiração dentro e fora das organizações onde atuam

 

A presença feminina no mercado de trabalho brasileiro avança a passos lentos, mas cada vez mais firmes.

Segundo pesquisa publicada pelo IBGE em 2021, fatores como afazeres domésticos e filhos são algumas das razões pelas quais a presença feminina no mercado de trabalho siga reduzida – as mulheres dedicam quase o dobro de tempo em relação a cuidados de pessoas e tarefas domésticas, sendo 21,4 horas semanais em comparação com 11 horas semanais dos homens.

A pesquisa aponta ainda que, apesar de haver mais mulheres com formação superior

completa do que homens (19,4% de mulheres em comparação com 15,1% dos homens), elas ocupam menos cargos no mercado de trabalho. Relatório Women in Business 2022, da Grant Thornton, aponta, por exemplo, que as mulheres ocupam apenas 32% dos cargos de liderança no Brasil.

 

Quando se trata de inserção feminina em determinados setores, como o tecnológico e industrial, há ainda um certo estigma a ser combatido, visto que são áreas vistas como predominantemente masculinas.

Porém, apesar do cenário desafiador, também há motivos para otimismo. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia (CAGED), apontam um crescimento de 60% na representatividade feminina na área de TI (Tecnologia da Informação) nos últimos cinco anos.

E para celebrar o Dia das Mulheres, e o crescimento cada dia maior do protagonismo feminino no mercado de trabalho, a Vianews mapeou o perfil de cinco executivas que atuam nas áreas de indústria e tecnologia, cujas histórias são uma inspiração dentro e fora das organizações onde atuam. Confira!

Ana Dividino, vice-presidente de Negócios da Softtek Brasil e mentora do programa SerMulherEmTech

Ana Dividino representa a trajetória de muitas mulheres no mercado de trabalho brasileiro, tendo trilhado caminhos diversos até sua posição atual.

 

A executiva, que iniciou sua trajetória profissional como professora do ensino infantil e psicóloga organizacional, atualmente é vice-presidente de Negócios da Softtek Brasil, multinacional líder no setor de TI na América Latina.

 

Há mais de 20 anos na empresa, por lá Ana percorreu um caminho de resiliência, aprendizado e conquistas.

 

“Sempre gostei de desafios e, por isso, decidi ingressar na Softtek, onde me desenvolvi profissionalmente, trilhando uma carreira relâmpago.  Foram dois anos como consultora funcional de Recursos Humanos para, em seguida, migrar para a área de sistemas de gestão integrados.  Mas meu perfil profissional me “tirou” deste papel me colocando na área de pré-vendas, onde atuei durante cinco anos, e a seguir, em vendas, onde permaneço até hoje. A diretoria veio em 2005 pela primeira vez, um mês antes de eu ter o meu primeiro filho, Gustavo. Costumo afirmar que dei à luz a um bebê lindo e também à Ana, diretora comercial de uma multinacional. Daí em diante, os anos foram desafiadores e bem “animados” para mim”, comemora a executiva.

 

Sabendo dos desafios enfrentados pelas mulheres para ingressar no mercado de trabalho tecnológico, Ana apoia diversos projetos e iniciativas que fomentam a participação feminina no setor de TI, como o Ser Mulher em Tech, onde atua como mentora.

 

“Falo sobre este assunto com propriedade, visto que trilhei esta estrada e acompanho de perto esta realidade. Por isso, me esforço diariamente para tornar mais fácil o caminho de colegas que desejam ingressar no mercado de trabalho tecnológico, ou até mesmo aquelas que já estão inseridas nele, mas almejam novas posições”, conclui a executiva.

 

Bruna Bolorino, vice-presidente da Delphix na América Latina e Caribe e adepta de levantamento de peso

 

Bruna Bolorino atua há 17 anos no mercado de TI, tendo em seu currículo grandes empresas do setor tecnológico, como Oracle, SAP, DELL/EMC e IBM. Hoje, é vice-presidente da Delphix LATAM e Caribe, empresa líder do setor de dados de DevOps, Test Data Management (TDM) e Mascaramento de Dados, que está expandindo sua atuação aqui no Brasil.

 

Mas, algumas das maiores conquistas de Bruna vão além do âmbito profissional. Ela é mãe de um casal, de um pet (Judite) e ainda pratica levantamento de peso como hobby.

“Alguns de meus maiores desafios são relacionados à organização do tempo, equilibrando os vários pratinhos dos compromissos profissionais e pessoais, como mulher e mãe. Acho que esse é um dilema que muitas mulheres acabam experimentando. Comigo não é diferente”, comenta a executiva.

 

Para Bruna, graças à disciplina, organização e um time de confiança, ela vem desempenhando em paralelo esses dois papéis que tanto ama.

 

“Rede de apoio é algo que facilita demais, e, infelizmente, não são todas as mulheres que podem contar com esse suporte. Um lema para mim é o “nunca desistir”, mesmo com dias melhores e outros nem tanto. Nunca desistir e seguir com garra e disposição para viver a vida da melhor maneira que podemos”, conclui.

 

Estela Bernardes, Chief Operations Officer and Strategist na Vianews; sob sua gerência, a agência triplicou o faturamento nos últimos 5 anos

 

Estela Bernardes atuou por mais de 20 anos na área de vendas e negócios de grandes empresas de tecnologia, como a Hewlett Packard e IBM. Há cerca de 8 anos, migrou para o ramo de Comunicação e Marketing.

 

“Para além do negócio, o meu foco é, e sempre foi, pessoas. Costumo dizer que o valor de uma empresa pode ser refletido em seus colaboradores. Por isso, em paralelo à minha carreira como executiva de negócios, complementei minha bagagem profissional oferecendo serviços “freelance” de coaching de vida e carreira Pro bono (ou seja, pelo bem público). Minha migração do mundo corporativo para atuação na área consultiva e de prestação de serviços na área de comunicação foi certamente a decisão mais desafiadora e a mais assertiva de minha carreira”, conta Estela.

 

Atualmente, Estela gerencia interinamente as empresas do grupo de comunicação Vianews, sendo responsável pelas áreas financeira, contábil, TI e de Recursos Humanos.

Sob sua gerência, o faturamento do grupo triplicou nos últimos 5 anos, e hoje conta com mais de 50 colaboradores no Brasil e principais países da América Latina.

“O crescimento do grupo Vianews é reflexo do trabalho em conjunto do time de liderança e dos colaboradores. Sem eles, não seria possível chegarmos aonde estamos”, conclui.

Helenice Lima, diretora de Marketing na Sovos Brasil que tem em seu currículo a bagagem de empreendedora

Helenice Lima tem 27 anos de experiência no mercado, reunindo amplo know-how em estratégias de posicionamento e inteligência de mercado para geração de novos negócios, branding e gestão de equipes de alto desempenho.

Ingressou no segmento fiscal e tributário em 2002, acumulando passagens por empresas de referência em tecnologia para o compliance fiscal como a Taxweb, onde atuou como COO, e a Sovos Brasil, onde é diretora de Marketing e de Customer Success atualmente.

Além de toda a experiência no mundo corporativo, Helenice tem em seu currículo a bagagem de empreendedora.

“Um dos maiores desafios de minha carreira foi criar um e-commerce de artigos para festa do zero. Era um mercado novo para mim, e por isso tive que estudá-lo fortemente durante um ano. Além disso, havia os desafios básicos de empreender, como a gestão total da empresa, de finanças, pessoas, saúde do negócio, objetivos de crescimento e expansão, profissionalização do time e, principalmente, vendas e posicionamento de mercado. Isso, claro, além de prezar pelo atendimento do cliente, curadoria de produtos e principalmente de fornecedores”, conta Helenice.

Ainda segundo a executiva, era um grande malabarismo ter que liderar a orquestração de pessoas, negócios e processos em um nicho novo para ela.

“A boa notícia é que a empreitada deu tão certo que em 8 meses conseguimos cumprir nosso objetivo do business plan previsto para 2 anos! Nos tornamos referência no mundo de festas com produtos que antes nunca haviam sido vendidos no Brasil”, comenta Helenice ressaltando seus aprendizados e conquistas durante o processo.

“Sou grata a esse e todos os outros desafios que enfrentei, pois foram catalisadores de meu desenvolvimento profissional e pessoal. Graças a estes desafios hoje me sinto uma profissional mais completa e resiliente”, conta a executiva.

 

Lívia Figueiredo, responsável pela área de Public Affairs de Industrial Solutions da Dow e estudiosa sobre a representatividade das mulheres na música eletrônica

 

Lívia Figueiredo é formada em jornalismo, e iniciou sua trajetória profissional como produtora na Rede Bandeirantes de Televisão. Depois, adentrou no mundo corporativo pela multinacional AkzoNobel, onde atuou em diferentes áreas como Marketing, Sustentabilidade e Comunicação Corporativa. Hoje, é responsável pela área de Public Affairs de Industrial Solutions da Dow, tanto regional para a América Latina quanto globalmente para o segmento de consumo.

 

“A equidade de gênero é um tema que me acompanha desde a minha formação. Sempre fui amante de música e meu Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade tratou da representatividade das mulheres na música eletrônica. Durante a extensa pesquisa deste projeto, pude começar a entender o quanto estávamos longe de ter números igualitários e posições de destaque. Mais adiante, pude traçar um paralelo entre a representatividade feminina no nicho musical e no mercado corporativo, onde atuo no momento. Apesar de serem mercados diferentes, ambos representam desafios semelhantes para as mulheres”, conta Lívia.

 

Para Lívia, o estudo lhe permitiu aprofundar e aprender com mulheres inspiradoras, como DJs, artistas, designers, operadoras de som, produtoras, palestrantes, estudiosas que haviam desafiado as estatísticas.

 

“Cada uma mostrou o quão importante era ver as mulheres ocupando esses postos a fim de incentivar as futuras gerações na busca pelo seu espaço. Desde então, fui transformada pelo aprendizado e sempre almejei poder fazer o mesmo por futuras meninas. Hoje, olhando para a minha trajetória, vejo que o fato de ter me jogado de cabeça em desafios de grande responsabilidade, em diferentes áreas e mercados, provaram o quanto o fortalecimento dessa rede de representatividade é importante. Dei a sorte de navegar por empresas que abraçam a diversidade, com gestores que valorizam mulheres em cargos de liderança. E eu espero que cada vez mais possamos, juntas, promover a transformação do mercado de trabalho em todas as suas instâncias”, diz ela.

 

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