Contabilidade eleitoral: CFC e Abracom realizam workshop voltado para jornalistas

O Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com a Abracom, realiza no próximo dia 10 de novembro, das 10h às 12h, em seu canal no youtube e no facebook da Abracom, o primeiro workshop de Contabilidade Eleitoral voltado para jornalistas, com a presença do contador Haroldo Santos Filho, coordenador da Comissão Eleitoral do CFC.

Esse evento leva em conta o aumento da relevância da prestação de contas das campanhas eleitorais deste ano, que teve recorde de candidatos inscritos no País- 556.033 segundo o TSE – e que pela primeira deverá ser entregue de forma 100% digital.

“O objetivo destas normas é deixar o processo mais transparente. Mas isso exige mais planejamento e controle dos profissionais de contabilidade que auxiliam as chapas. Pequenos problemas podem comprometer toda uma campanha eleitoral”, avalia Santos Filho.

No evento, Haroldo Santos Filho irá destacar as particularidades do pleito deste ano com relação à prestação de contas, os pontos de atenção para os candidatos e como a sociedade, por meio dos jornalistas, pode atuar na verificação e controle e transparência das eleições.

A importância da contabilidade eleitoral

Desde as eleições de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que as campanhas de candidatos a cargos eletivos devem ser acompanhadas de um contador, que realizará os registros contábeis pertinentes e auxiliará o candidato e o partido na prestação de contas, observando as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Desde então, o planejamento contábil das campanhas tem ganhado itens importantes como o controle das doações, os limites de valores e de serviços a serem doados, além da questão das cotas de gênero, entre outros.

 

Serviço

Workshop Contabilidade eleitoral para jornalistas

Data: 10 de novembro de 2020

Horário: 10h às 12h

Transmissão: Canal no Youtube do Conselho Federal de Contabilidade | Facebook da Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *