Confira os destaques do 6º Verso e Reverso da Comunicação Interna

O 6.º Verso e Reverso da Comunicação Interna aconteceu na última sexta-feira, dia 21 de setembro, na ESPM Tech. “Reconexões: Qual o lugar do humano na comunicação?” foi o tema principal do evento da Abracom, que questionou as mudanças recentes causadas pelo grande avanço tecnológico e como o ser humano se diferencia das máquinas e posiciona-se no mercado nas circunstâncias atuais.

O evento foi dividido em duas partes: workshop sobre escuta ativa e painel de tendências. A primeira atividade foi comandada por Mônica Alvarenga e Marcelo Lopez. Tentando trazer a essência do que só o humano tem, o instrutor começou com um exercício dinâmico de apresentação e mudança de locais, finalizando com uma movimentação onde os participantes tinham que encostar o dedo na ponta do nariz das outras pessoas, mostrando a energia e a empatia que as máquinas não possuem, mas nós temos.

Em seguida, Mônica deu uma breve introdução sobre o foco do workshop, escuta ativa, e logo depois iniciou uma dinâmica para mostrar como aquela teoria funcionava na prática. Separados em mesas de até 5 integrantes, os participantes precisavam contar casos onde sentiram-se protagonistas e os integrantes do grupo só podiam ouvir e fazer perguntas para se aprofundar mais no assunto, sem criticar ou julgar, afinal o foco era internalizar as histórias dos outros, visando a troca de experiências e, principalmente, o respeito ao próximo.

Com a mediação dos dois especialistas em tempo integral, todos aproveitaram ao máximo aquele momento, resultando até em depoimentos emocionados ao fim da atividade. Após o termino da primeira metade do Verso e Reverso, ocorreu um coffee break, que permitiu que todos os participantes continuassem a troca de vivências iniciada mais cedo até o início da segunda parte do evento.

O painel de tendências reuniu grandes profissionais que atuam com tecnologia de ponta e relações humanas para tentar mostrar o melhor panorama sobre o tema principal da sexta edição do Verso e Reverso. Quem começou falando foi André Luís Cardoso, especialista em engajamento na IBM, seguido de Fábio Pando, professor na ESPM e consultor em inovação. A finalização ficou por conta de Lawrence Koo, professor, engenheiro e comunicador. Todos os palestrantes abordaram as diferentes formas que a tecnologia invade e continuará invadindo nossas vidas, mas também ressaltaram tarefas nas quais os humanos se diferenciam, e muito, das máquinas.

Após cada um fazer sua apresentação aconteceu um debate, onde os três convidados do painel responderam às perguntas da plateia acompanhados de Marcelo Lopez. A mediação ficou nas mãos de Claudia Zanuso, coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação Interna da Abracom, responsável pela organização do evento. Após mais de uma hora de debate, todos os participantes do Verso e Reverso finalizaram com uma foto para celebrar o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *