Abracom lança caderno sobre comunicação e assessoria de imprensa para ONGs

As Organizações Não Governamentais terão a partir do dia 5 de dezembro, uma importante ferramenta par auxiliar na sua comunicação com a mídia. A Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom, lança o caderno  “Comunicar é Preciso – Como Ongs podem se comunicar melhor com a Imprensa”, organizado pela jornalista Janine Saponara, coordenadora do grupo de trabalho sobre Terceiro Setor da entidade. O evento de lançamento será realizado a partir das 19h, no auditório do Centro Brasileiro Britânico, que fica na rua Ferreira de Araújo, 741, em São Paulo, com palestra sobre a importância da comunicação para as Ongs que será feita pelo fundador e coordenador dos Doutores da Alegria, Wellington Nogueira.

 

O caderno “Comunicar é preciso é o segundo volume da série Cadernos de Comunicação Organizacional, publicada pela Abracom. No primeiro volume, o tema foi “Como contratar uma agência de comunicação”.

 

Transferência de know how

O caderno destinado às Ongs foi organizado a partir do trabalho de pesquisa feito pelo grupo da Abracom que debate temas ligados à comunicação no Terceiro Setor. A publicação é destinada aos gestores de Ongs, com o objetivo de indicar caminhos para que o contato das organizações com a imprensa seja feito de modo mais direto e objetivo. Segundo a coordenadora do grupo de trabalho da Abracom, Janine Saponara, “o objetivo do caderno é contribuir para reduzir a exclusão da fonte, que vivemos hoje, pois a imprensa – não só por sua culpa – entrevista sempre as mesmas ongs”. O Grupo considerou de extrema importância transferir seus conhecimentos para as organizações que não têm recursos e para as quais a imprensa é um público fundamental público fundamental para o sucesso de suas iniciativas.

 

A primeira edição do caderno tem uma tiragem de 3.000 exemplares, apoiados pelo Instituto C&A. O caderno será distribuído a ongs através dos mais de 200 associados da Abracom nas 21 unidades da federação em que a Abracom tem agências filiadas.

 

No site da Abracom (www.abracom.org.br) será publicada uma versão on-line do caderno. Além disso, os integrantes do grupo de trabalho da Abracom sobre comunicação no Terceiro Setor, estarão à disposição para palestras sobre o tema em eventos e congressos.

 

Sobre a Abracom 

Fundada em 2002, a Abracom tem hoje 201 agências de comunicação associadas. A entidade trabalha para a normatização do mercado de comunicação organizacional, contando com um código e um conselho de Ética, que norteiam a atuação de seus associados. Também trabalha para divulgar o setor junto a entidades setoriais dos diversos segmentos da economia. Atualmente, a entidade é presidida pelo empresário José Luiz Schiavoni, de São Paulo.

 

Sobre a autora 

 

Janine Saponara é jornalista formada pela PUC-SP e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Com especialização em Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas, pela USP/Escola de Saúde Pública e USP/CEATS, Janine foi criadora do Prêmio Ethos de Jornalismo em 2001. É diretora fundadora da Lead Comunicação Organizacional e em 1999 criou o NECTS – Núcleo Especializado em Comunicação para o Terceiro Setor, onde comanda uma equipe que busca a valorização da pauta sobre as organizações, ações e conceitos do Terceiro Setor.

 

Sobre o Instituto C&A 

 

O Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos fundada e mantida pela C&A Modas, que destina anualmente cerca de R$ 8 milhões para o desenvolvimento de ações sociais em todas as regiões onde a empresa opera as suas 100 lojas no País. Em 14 anos de atuação (1991-2005), já acumulou o investimento de US$ 40 milhões em cerca de 1.030 projetos sociais voltados à educação de crianças e adolescentes de classes populares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *