O Grupo de Trabalho de Comunicação Interna da Abracom (GTCI) formou-se em 2005 e continua até hoje sob a coordenação de Claudia Cezaro Zanuso, sócia diretora da Duecom Comunicação. Formado por 48 agências associadas, o grupo começa 2021 com expressiva representatividade nacional, com membros nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
As agências participantes visam usar seu conhecimento para inovar e ampliar as oportunidades de negócios na área de comunicação interna das organizações, contribuir para o desenvolvimento e a qualificação dos profissionais que atuam na área. As ações, encontros e eventos realizados pelo GTCI, contribuem para o monitoramento do mercado em relação à contratação de serviços de comunicação interna e o reconhecimento das diversas metodologias empregadas hoje na comunicação interna.
O principal canal de relacionamento do GTCI com o mercado é o encontro anual Verso e Reverso da Comunicação Interna, onde participam agências, meio acadêmico, profissionais e consultores das empresas em dois formatos: Painel Tendências e Workshop Colaborativo. Confira os temas, sempre provocativos que já foram tratados:
1º V&R 2013 – Tendências e caminhos estratégicos para o processo de CI nas organizações
2º V&R 2014 – Quem é o novo colaborador?
3º V&R 2015 – O desafio de mediar conflitos nas organizações
4º V&R 2016 – Qual será o “Uber” da comunicação interna nos próximos anos?
5º V&R 2017 – Muito além do aplicativo: como inovar e manter o equilíbrio entre tecnologia e ser humano?
6º V&R 2018 – Reconexões: qual o lugar do humano na Comunicação?
7º V&R 2019 – Ecossistema da CI contemporânea
8º V&R 2020 – Cultura de Inovação para a CI, oportunidades pós pandemia, o que mudou e o que precisa ser feito
Confira a lista de agências participantes do GTCI (atualizada no dia 18 de março de 2021):
- Ação Integrada
- Alfa Comunicação
- Aliá RP
- Altercom
- Atcom
- Ativa Assessoria de Comunicação
- B.A Comunicação
- BRSA
- 4CO – Cappellano e Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
- CDN
- CM Comunicação
- Criativos
- Cucas Conteúdo
- Darana RP
- Duecom
- Dupla Comunicação
- Ecomunica
- Edelman
- Enfato Comunicação
- FleishmanHillard
- FSB Comunicação
- Grupo Inpress
- Grupo Printer
- HF Comunicação Estratégica e Assessoria de imprensa
- Ícone Comunicação
- In Press Porter Novelli
- InPress Porter Novelli
- Interface Comunicação Empresarial
- Jeffrey Group
- Ketchum
- Máquina Cohn & Wolfe
- Martha Becker Connections.
- Midiaclip
- Mkt Mix
- Multi Comunicação
- Race Comunicação
- RPMA
- Sing Comunicação
- Stella Comunicação
- STO Vídeos Comunicação Digital
- Suporte Comunicação
- Tantas Comunicação
- Texto & CIA
- Textual Comunicação
- Trama Comunicação
- Weber Shandwick
- XCom
Para participar do grupo envie nome, cargo e agência para o e-mail contato@abracom.org.br.
A Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom é a entidade representativa das empresas que prestam serviços de gestão de relacionamentos estratégicos de comunicação.
A Abracom conta com associados em 22 Estados e no Distrito Federal, que atuam nas áreas de diagnóstico e planejamento de comunicação e relacionamento com públicos estratégicos, como imprensa, investidores, governos, organizações não governamentais, funcionários, colaboradores e fornecedores utilizando ferramentas das relações públicas.