Levantamento, inédito, será um guia para a política de RH das agências
A Abracom lançou a primeira pesquisa de cargos, benefícios e salários do segmento de comunicação corporativa. O estudo é aberto a todas as agências de comunicação do mercado brasileiro e visa mapear as estruturas de cargos do segmento e as faixas salariais pagas nos principais postos de trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o escritório de consultoria Guimarães & Associados, com a coordenação dos consultores Luiz Guimarães e Rubens Gusmão de Andrade.
A participação das agências pode se dar em dois níveis. O primeiro é o de agência assinante, que responde à pesquisa e recebe um relatório completo dos resultados mediante pagamento de uma taxa de adesão (veja a tabela abaixo). O outro nível é o de agência participante, que responde à pesquisa e recebe gratuitamente o relatório com os principais dados da pesquisa, que incluem o perfil das agências participantes, os principais benefícios pagos pelo mercado e as médias salariais das funções pesquisadas.
Os dados da pesquisa devem ser enviados diretamente aos consultores e estão protegidos por contrato de sigilo entre a Abracom e a consultoria. Integrantes da Abracom terão acesso apenas aos dados tabulados. A pesquisa terá recortes por região caso haja adesão de mais de 5 empresas por Estado. Também serão feitos recortes por tamanho de agência, segundo a faixa de faturamento.
A pesquisa de cargos, salários e benefícios da Abracom é uma iniciativa pioneira, que vai permitir ao mercado ter mais uma ferramenta de gestão empresarial. Com os dados da pesquisa será possível conhecer as principais práticas setoriais para remuneração, benefícios e também os níveis salariais das principais funções. As descrições de cargos presentes no formulário de pesquisa foram objeto de consulta junto a empresas do setor e amplamente debatidas no workshop sobre o tema, promovido pela Abracom em outubro passado.
Eventuais diferenças entre denominações de cargos na sua agência e os cargos constantes no formulário da pesquisa podem ser resolvidas com a aproximação por meio das descrições de funções constantes em cada cargo previsto.
Confira a tabela de custos para assinatura do relatório completo
Associadas Abracom (por faixa de Faturamento anual)
|
Valor da assinatura |
Faixa A (até R$500 mil) | R$ 200,00 |
Faixa B (de R$ 500mil a R$ 1mi) | R$ 250,00 |
Faixa C (de R$ | R$ 300,00 |
Faixa D (de R$ | R$ 350,00 |
Faixa E (acima de R$ | R$ 400,00 |
Contribuinte | R$ 300,00 |
Não Associada | R$ 800,00 |
FONTE: Abracom