Como ganhar um prêmio na área de comunicação | por Pedro Cadina

No segundo semestre do ano, centenas de agências e departamentos de comunicação das empresas iniciaram a contagem regressiva para as premiações do setor. A principal pergunta de todos: como ganhar o troféu de reconhecimento pelo bom trabalho realizado? Depois de alguns anos no mercado, posso dar algumas dicas e garantir: chegar à lista de finalistas exige muito trabalho, já vencer pede uma boa dose de sorte!

Ao longo de minha carreia em comunicação tive a oportunidade ser jurado em dezenas de premiações. Entre as quais estão, mais recentemente, os internacionais Sabre Awards, PRCA Platinum Awards e Lusófonos de Criatividade, e os nacionais Jatobá e Prêmio Aberje.

Minha experiencia também inclui premiações à Vianews, agência de comunicação que fundei há 37 anos. Nós recebemos várias premiações, nos últimos quatro anos, com destaque para três Sabre Awards, quatro Lusófonos e dois Jatobás, sendo o último de Agência de Destaque do Ano 2021.

A principal recompensa deixada por tais concursos é o aprendizado e a capacidade de reinvenção constante do mercado de comunicação. Os efeitos são positivos igualmente para as equipes envolvidas. Primeiro é uma oportunidade de pensar a atividade que realizamos todos os dias, de forma inovar e compreender como estamos inseridos no mundo. A exposição dos cases é também uma ótima forma de desenvolver as melhores práticas, que tornam o setor cada vez melhor. Chegar entre os escolhidos motiva a equipe, reconhece a qualidade profissional e mostra que estamos no caminho certo.  Portanto, não deixe de participar se não ganhou em um ou outro ano.

Entre um case e outro, seja como avaliado ou avaliador, pude colecionar insights preciosos, que podem ser cruciais para definição de um projeto vencedor.

Pode até parecer óbvio, mas o primeiro deles é ler e analisar com atenção cada parte do regulamento. Já vi bons cases perderem a chance de ganhar por um desvio de rota na inscrição. Conhecer a regra do jogo vai inserir seu case onde tem mais possibilidades de ganhar. Na maior parte das premiações, um único case poder ser inscrito em várias categorias. Alguns abrangem um extenso rol de categorias que variam de acordo com a localização geográfica, segmentos de mercado e nichos dentro da própria área de comunicação. Isso está no regulamento e aumenta suas chances de chegar à lista final.

É essencial contextualizar a relação do case com a região, setor ou categoria em específico, adicionando uma breve descrição do cenário envolvido. Não faz sentido você concorrer na região Sudeste e não mencionar como suas ações se destacam no local, por exemplo. E nem sempre o jurado sabe que sua comunicação é para uma empresa B2B, portanto, mostre os detalhes que são importantes.

Contextualize de forma clara, concisa e objetiva o seu projeto. Apresente a marca que é alvo das ações, explique o diagnóstico da situação, os desafios enfrentados, os objetivos do projeto, o porquê da estratégia adotada e os resultados conquistados. Se for possível, conte sobre a verba utilizada. Essas informações são essenciais para ajudar os jurados a compreender o case em questão.

Não deixe de apontar e deixar claro qual é o legado que aquele projeto de comunicação deixou para o mercado, para o cliente e para a própria agência? O que foi aprendido e o que será levado adiante?

A partir daí, sobram mais alguns detalhes que farão toda diferença na decisão. Aprendi que além de métricas e análises que “tangibilizem” o impacto e sucesso da ação, a própria apresentação do case também deve ser clara e objetiva. Esqueça o textão em Word. Use e abuse de um bom designer, que encontre formas visualmente agradáveis e eficientes de expor o case.

A quantidade de cases inscritos é grande e cresce ano a ano. Os jurados, em um trabalho voluntário, analisam os projetos muitas vezes nas horas de folga ou entre um compromisso profissional e outro. Então, você precisa surpreendê-lo para que vá em frente e entenda a maravilha que sua equipe fez. Afinal, tudo aquilo que torna o case mais atrativo e dinâmico, certamente o ajudará a chegar entre os finalistas. Se possível, faça um vídeo de não mais que dois minutos expondo o seu projeto.

Para as agências de médio e pequeno portes, um adendo: não se intimidem com questões como tamanho, marca ou investimento realizado por seus concorrentes. A Vianews foi eleita a “Agência Destaque do Ano” no Prêmio Jatobá 2021, e ganhou três Sabre Award Latam concorrendo com grandes grupos internacionais, cuja capacidade de investimentos e os faturamentos são dezenas de vezes superiores ao nosso.

Se depois de tudo isso seu case não for premiado, não desanime. Isso faz parte do jogo. Lembre-se que o conhecimento compartilhado nos permite evoluir como profissionais e como setor. E no ano que vem tem mais uma.

 

Pedro Cadina é formado em jornalismo pela PUC-São Paulo, pós-graduado (Lato Sensu) em Comunicação pela ECA/USP. Ao longo de sua carreira, proferiu palestras e facilitou workshops em universidades e espaços empresariais no Brasil e exterior. Pedro é fundador e CEO da agência Vianews, eleita a “Agência Destaque do Ano” no Prêmio Jatobá 2021.  A Vianews também possui quatro troféus do Prêmio Lusófonos de Criatividade (2021), dois troféus no Prêmio Jatobá (2018 e 2021) e três troféus no Sabre Awards LATAM (2020 e 2021). Além disso, também conta com dois Certificados de Excelência por cases inscritos no Sabre Awards LATAM 2019 e oito Certificados de Excelência por cases inscritos no Prêmio Jatobá de 2019, 2020 e 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *