Comunicação digital é o primeiro tema das trilhas de capacitação Abracom Educa. Primeiro módulo, em setembro, é focado em inteligência de dados

O programa Abracom Educa está de volta, com nova cara. Estruturado em trilhas de conhecimento, cada uma com quatro módulos, vai trazer a expertise de profissionais do setor em temas que foram levantados a partir de pesquisa realizada com associados. A primeira trilha será de comunicação digital, com aulas a partir de setembro. E o primeiro módulo vai abordar a inteligência de dados na comunicação, ministrado por Marcelo Dominguez, da Jeffrey Group.

A trilha digital será gratuita e exclusiva para profissionais de agências associadas. Serão 60 vagas, com o máximo de 3 por empresa. Estruturado em 4 aulas, o primeiro módulo vai abordar os temas “Modelos e conceitos da Inteligência de Dados na Comunicação Corporativa” na primeira aula; “Processos em Digital: fundamentos para uma boa análise”, na aula 2; “Caracterizando variações nos processos de comunicação digital”, na terceira aula. E no encerramento, “Governança de processos e geração de insights”.

O módulo é destinado a profissionais que já atuam em comunicação digital e desejam se aprofundar no tema da inteligência de dados, e também a quem tem interesse em conhecer o tema, com bom nível de abordagem. Para receber o certificado de participação, será necessário comparecer a pelo menos 75% das aulas de cada módulo, que será ministrado online, via Zoom.

A trilha de comunicação digital traz uma outra novidade no Abracom Educa, com a monitoria de Sheila Magri, associada Abracom. Ela será o ponto de contato entre os alunos e os professores dos quatro módulos, atuando como facilitadora da transmissão dos conhecimentos.

A nova proposta do Abracom Educa está centrada na ideia de promover capacitação para profissionais do setor com conteúdos e professores que conheçam o dia a dia de uma agência de comunicação. “Por isso optamos por convidar preferencialmente profissionais que atuam em nosso mercado e aliam a prática com a teoria e possam transmitir conhecimentos imediatamente aplicáveis ao trabalho junto aos clientes”, ressalta Everton Vasconcelos, diretor de Capacitação e Gestão da Abracom.

As aulas começam no dia 5 de setembro, cada uma com duração de 1h30, entre 18h30 e 20h00.

Informações e inscrições em eventos@abracom.org.br

 

Confira a programação:

Módulo 1: Inteligência de Dados
Objetivo geral: As aulas têm como objetivo alinhar conceitos fundamentais da prática de análise de dados, e prover conhecimentos e técnicas para uma análise precisa e ao alcance de qualquer profissional, independente da sua área de atuação dentro de uma agência ou dos recursos disponíveis.

Aula 1 (05 e 08/09) – Modelos e conceitos da Inteligência de Dados na Comunicação Corporativa
A) Objetivos da inteligência de dados e seu papel em agencias / diferentes modelos e integração entre áreas;
B) Perfis de profissionais da área: cargos, habilidades e especializações
C) Simplificando buzzwords:
a. “insights”, “analytics”
b. relatórios e dashboards
c. métricas e KPI’s
D) Tipos de análise: descritiva, diagnóstica, preditiva, prescritiva
E) Importância do briefing e de boas perguntas

Aula 2  (13 e 15/09) – Processos em Digital: fundamentos para uma boa análise

A) Análise de dados de processos – 4 princípios
B) Extração, Transformação e Carregamento de dados (ETL)
C) Sumários numéricos, Proporções e Comparações
D) Análise exploratória: Visualizando Processos: histogramas, barras, pareto, linha
Exercício 01 – criando visualizações

Aula 3 (20 e 22/09) – Caracterizando variações nos processos de comunicação digital
A) Sumarizando processos
B) Analisando e dando sentido aos dados
C) Quantificando variações em processos

D) Variações de rotina e variações de exceção
Exercício 02 – Criando um gráfico de variação

Aula 4 (27 e 29/09) – Governança de processos e geração de insights

A) Previsibilidade de processos e estabelecimento de metas
B) Padrões de detecção de mudanças em processos
C) Investigando sub-processos
D) Gerando insights a partir dos dados
Exercício 3 – Criando e analisando um Process Behavior Chart

 

Sobre o Instrutor:

Marcelo Dominguez

Com mais de 12 anos de experiência em Comunicação com foco no uso de dados, Marcelo Dominguez é formado em Relações Internacionais pela PUC-RJ, com pós-graduação em Marketing Estratégico pelo IBMEC, e acumula diversos certificados e especializações técnicas na área de dados. Em seu currículo, estão passagens tanto por clientes do setor público como do privado, tendo atuado como líder de inteligência para marcas como Shell, Salesforce, Adidas, Bayer, Disney, GE e TikTok entre outras.

 

Sobre a mediadora:

Sheila Magri

Jornalista, sócia fundadora da MACOB COMUNICAÇÃO. É consultora de comunicação, inovação e ESG para marcas e empresas. É Doutoranda em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM-SP, onde pesquisa comunicação, ética, consumo, experiências imersivas, mídias digitais e metaverso. Desenvolve atualmente treinamentos, planejamentos e estratégias de comunicação para organizações e líderes de empresas. Foi responsável por coordenar o trabalho de comunicação global para empresas, atuando em 20 países.

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