Campanha “com publicidade responsável não se brinca” ajuda no entendimento sobre as regras que norteiam a comunicação digital

O que caracteriza uma publicidade digital? Como identificar comunicações publicitárias na internet? Nova fase da Iniciativa ABA e ABRAL terá como tema as campanhas voltadas às festas de final de ano, principalmente nas plataformas digitais

Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), mais 23 associações se uniram para lançar a quarta fase da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, que conta mais uma vez com o apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON.

Uma série de 10 posts serão postados nas redes sociais e plataformas digitais de todas as entidades, com textos que trazem orientações sobre publicidade no ambiente digital inspiradas nas orientações do Conar – Conselho de Autorregulamentação Publicitária.

“Ampliamos o escopo esse ano, pois o lançamento do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar chegou como conteúdo importante para todo o mercado de marketing e comunicação. Os posts da campanha trazem um QR code que direciona para as informações completas do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, no site do Conar”, comenta Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.

Nesta campanha, dez perguntas são respondidas. A primeira delas é: “Nas plataformas digitais, o que é publicidade por influenciador para o Conselho de Autorregulamentação Publicitária – Conar)?, passando por “No caso de campanha nas plataformas digitais, quais são as hashtags mais recomendadas?”, e finalizando com “Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, como deve ser a participação de crianças e adolescentes em campanhas de comunicação?”

“Antes de lançarmos a campanha, também editamos uma cartilha mais voltada ao mundo digital”, comentou Marici Ferreira, presidente da Abral – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens.

Lançada em setembro de 2020, a primeira etapa da campanha “Com publicidade responsável não se brinca” foi preparada para o Dia das Crianças. A série foi aberta com exemplos práticos de como aplicar as orientações do Conar no desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. Um dos seus resultados foi o destaque na mídia e nos canais da WFA – World Federation of Advertisers – organização global que é a voz dos profissionais de marketing em todo o mundo e da qual a ABA é afiliada.

O objetivo das campanhas é de orientar o mercado publicitário sobre as melhores práticas, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança.

O Brasil atualmente está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. A Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, o tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além do apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON, as seguintes 25 Entidades assinam a campanha:

1. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
2. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
3. ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas
4. ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
5. ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
6. ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
7. ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home
8. ABP – Associação Brasileira de Propaganda
9. ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
10. ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais
11. ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens
12. ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
13. ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
14. Adibra – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil
15. AMPRO – Associação de Marketing Promocional
16. ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
17. ANJ – Associação Nacional de Jornais.
18. APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
19. CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social
20. FENAERT – Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão
21. FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
22. IAB – Interactive Advertising Bureau
23. IVC – Instituto Verificador de Comunicação
24. Instituto Palavra Aberta
25. SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *