Na manhã da última terça-feira, 21/09, foi realizado o 9º Verso e Reverso da Comunicação Interna, evento anual, que acontece online pela segunda vez, e é organizado pela Abracom e Grupo de Trabalho de Comunicação Interna, sob a coordenação de Claudia Cezaro Zanuso, fundadora da Duecom Comunicação. A edição teve como tema central gestão de comunidades nas organizações e reuniu profissionais de comunicação, agências e estudantes. Confira abaixo alguns insights levantados pelos participantes no Painel Tendências, mediado pela professora e especialista em marketing digital, Eliana Loureiro, e o que rolou no Workshop Colaborativo:
O que são comunidades?
“Um grupo de pessoas que se relacionam, se conectam através de interesses e motivação em comum. E se associam com frequência, compartilhando experiências e práticas” – Rafael Fernandes, Community Builder na ACE Cortex.
Como construir uma comunidade?
O Gestor de Comunidade no Nubank, Marcelo Campos, apontou 4 passos importantes na montagem de uma comunidade:
“O primeiro passo para montar uma comunidade é ouvir as pessoas e descobrir quais as dificuldades e curiosidades que elas têm em comum. Em segundo, é preciso identificar e juntar as pessoas mais engajadas no assunto. Descobrir quais os canais de comunicação que funcionam para essas pessoas é o terceiro passo. E por fim, é fundamental pensar em um planejamento de conteúdo para o dia a dia e quais estratégias poderão ser realizadas para aumentar o engajamento da comunidade” – Marcelo Campos, Gestor de Comunidade no Nubank.
A partir da interação do público e as experiências dos painelistas, evento também falou sobre como criar uma comunidade de sucesso e que tenha valor para os membros, ferramentas que podem ser utilizadas e o papel da liderança nas comunidades.
Na segunda parte do Verso e Reverso, comandaram o Workshop Colaborativo a Head de Parcerias, Ayrla Moura, Gabriel Kessler, Chief Growth Officer, e Juliana Ruffo, Head de Eventos e Relacionamentos, os três da Dialog, rede sociail interna para colaborades.
Como conhecer sua comunidade, estratégias para engajar a comunidade e a função do community manager, foram alguns pontos abordados pela Dialog.
“O community manager é como se fosse o maestro da comunidade. Ele vai planejar, ouvir, moderar e organizar o grupo” – Ayrla Moura, Head de Parcerias da Dialog.
A comunidade do Verso e Reverso teve a oportunidade de interagir no Aplicativo da Dialog, desenhado especialmente para o evento (foto acima).