A Associação Brasileira das Agências de Comunicação e a Mega Brasil Comunicação, que edita o Anuário da Comunicação Corporativa, uniram-se para realizar um novo censo das agências de comunicação no Brasil. Entre os objetivos estão um conhecimento mais aprofundado do perfil da atividade e uma maior aproximação institucional com agências que hoje estão fora do radar dessas duas organizações.
Segundo o Mapa das Agências de Comunicação, organizado pelo Anuário da Comunicação Corporativa em parceria com a newsletter Jornalistas&Cia, existem no Brasil atualmente 1.600 agências de comunicação, sendo 1.500 matrizes e 100 filiais. Desse universo, Abracom e Mega Brasil tem informações qualificadas de cerca de 300 agências, que são ou foram associadas da Associação ou participam regularmente da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que serve de base para os indicadores publicados pelo Anuário da Comunicação Corporativa. Das demais, pouco se sabe, já que são agências de micro ou pequeno porte que estão pulverizadas pelo País.
O censo, que será iniciado esta semana, buscará identificar as agências por campos como nome/razão social, ano de fundação, telefone, endereço completo (logradouro, cidade, estado e CEP), website, sócios-diretores/principais executivos, cargos, e-mails, número total de colaboradores por gênero, número total de clientes e faixa de faturamento anual.
O trabalho será liderado pela pesquisadora Elenilda Arão Teixeira e terá duração de três meses, estendendo-se até o final de abril. Carlos Carvalho (carlos.carvalho@abracom.org.br), presidente executivo da Abracom, e Eduardo Ribeiro (eduribeiro@megabrasil.com.br), diretor da Mega Brasil e publisher do Anuário, estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre o projeto.