O papel da comunicação no combate às fake news no terceiro encontro do Novembro Digital Abracom

Mentiras, fofocas, distorções são uma praga contemporânea? A resposta é não. O que vivemos é uma disseminação exponencial das fake news, impulsionadas pela curiosidade mórbida das pessoas e pelas facilidades tecnológicas de disseminação. E nós, da comunicação corporativa, podemos fazer algo contra isso? A resposta está no jornalismo profissional, na checagem de fatos, na educação para a mídia e no papel relevante que as organizações públicas e privadas têm para combater as notícias falsas. Esse é o tema central do 3º encontro do Novembro Digital Abracom, marcado para 9h30 do dia 19 de novembro, aberto ao mercado, pelo canal no Youtube da Abracom.

Os convidados são:

  • Adriana Teixeira: Jornalista, pesquisadora, doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e sommelière. Atuou como repórter e editora, por 20 anos, nos jornais Diário Popular, Diário de S. Paulo e Brasil Econômico. Trabalhou ainda como assessora de comunicação para empresas da área de design e decoração e do mercado financeiro. Atualmente produz o Anuário de Comunicação Corporativa – publicação voltada à reflexão sobre os meios utilizados por empresas e instituições para o diálogo com seus diversos públicos. Também realiza palestras sobre seu principal objeto de pesquisa: fake news na área da Saúde Pública. Com a formação profissional de sommelière, realiza palestras e conduz degustações de vinhos.
  • Edna Pereira: Jornalista e assessora de Comunicação. Graduada em Jornalismo, especializada em Marketing, pós-graduada em Docência para o Ensino Superior e mestranda em Comunicação Social, pesquisando o fenômeno da desinformação nas redes sociais digitais e seu impacto no jornalismo. Há 24 anos criou a agência Grupo Trade Connections. Em sua trajetória profissional já atendeu empresas de sucesso em vários segmentos de negócio, como varejo de moda, indústrias de alimentos e tintas automotivas, hotelaria, hospitais e shopping centres. Agregou, desta forma, conhecimento sobre múltiplos negócios e aplicou a comunicação corporativa de forma exitosa a todos os seus clientes.
  • Douglas Silveira: Diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa. Formado em Publicidade e Jornalismo pela PUC-Rio, tem pós-graduação em Filosofia pela UnB e MBA em Marketing Digital pela FGV-Rio. De 2001 a 2007, trabalhou na programação do Canal Futura, atuando também na produção das três primeiras edições do Prêmio Gestão Escolar, da Fundação Roberto Marinho. De 2008 a 2016, foi gerente de Comunicação da TV Escola, canal do Ministério da Educação, em Brasília. Coordenou a oitava edição do Prêmio Professores do Brasil, do MEC. Em 2016, foi o redator responsável pela criação dos trailers das novelas da Rede Globo para o mercado internacional. Desde março de 2017, coordena o programa LupaEducação.
  • Leonardo Dalla Rosa: Graduado há 15 anos em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília. É pós-graduado em Gestão de Marketing Digital e em Marketing e Redes Sociais. Atualmente é mestrando em Linguística com pesquisa sobre a linguagem das Fake News no âmbito dos gêneros discursivos, na Universidade de Brasília (UnB). Sua experiência abrange a produção e execução de planejamentos estratégicos, produção de conteúdos multimídia, relacionamento com a imprensa, análise de mídia e auditoria de imagem, BI e análise de dados, monitoramento, gerenciamento de crises, comunicação interna, produção audiovisual, marketing preditivo, licitações e elaboração de indicadores. Em 2018, foi selecionado para participar de curso em Israel sobre “os meios de comunicação para a paz em zonas de conflito”.

Serviço

O papel da comunicação no combate às fake news

Data: 19 de novembro de 2020

Horário: 9h30 às 11h30

Transmissão: Canal no Youtube da Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.