Com a missão de apoiar empresas a construírem e vivenciarem um propósito relevante e autêntico, a agência traz para o Brasil experiência e metodologia inédita da rede Porter Novelli, referência em consultoria de propósito
Diante de um cenário cada vez mais desafiador para empresas e marcas se conectarem com seus públicos, que exigem mais transparência e ações que tenham impacto em questões relevantes para a sociedade, a InPress Porter Novelli faz um novo movimento para incrementar sua capacidade de entrega na gestão estratégica de reputação e propósito. A agência, liderada pela CEO Roberta Machado, traz para o Brasil uma metodologia inédita, voltada especificamente para a gestão do propósito empresarial, que irá guiar os clientes rumo a uma atuação com foco no propósito específico para seus objetivos de negócio e cultura.
Este novo movimento se justifica pelo crescimento da necessidade de empresas buscarem, cada vez mais, legitimidade na sua comunicação, além de um impacto positivo por meio de suas ações. “A reputação se tornou um ativo cada vez mais importante para as marcas. Porém, diante de um cenário socioeconômico tão desafiador, impulsionado pela pandemia, reputação passa a ser essencial para a sustentabilidade dos negócios. Empresas de diferentes setores vêm sendo examinadas criticamente pela opinião pública quanto à consistência do seu discurso e à sua real contribuição para a sociedade”, explica Roberta.
A Consultoria em Reputação e Propósito será liderada por Eraldo Carneiro, profissional com mais de 30 anos de experiência em comunicação empresarial. Antes de se juntar à InPress, Eraldo ocupou diversas posições na comunicação da Petrobras, como gerente de estratégia, branding, publicidade, gestão de pesquisa, entre outros.
“Estudos da Porter Novelli indicam que um propósito claro, relevante e autêntico protege a marca e aumenta sua resiliência em momentos de crise. E, ao ser vivenciado e comunicado de forma consistente, é capaz de gerar maior lealdade dos consumidores, maior engajamento dos colaboradores, parceiros e fornecedores, contribuindo para uma melhor performance da empresa”, reitera Eraldo. Vale destacar que tais estudos também mostram que um propósito claro gera um resultado financeiro até 17% maior para as empresas. Ou ainda, que marcas com propósito contam com a lealdade de 79% dos consumidores, e 88% deles comprariam o produto de uma empresa com um propósito relevante.
A inspiração para essa nova diretriz de comunicação e metodologia da InPress tem seu alicerce bem sedimentado em sua rede global – a Porter Novelli – eleita Agência do Ano pela PRWeek na categoria Propósito (Purpose Awards) e referência em consultoria especializada na construção, desenvolvimento e comunicação de propósito para marcas globais. A agência adaptou à realidade brasileira a metodologia FLT – Find, Live & Tell -, criada pela Porter Novelli para análise, planejamento, implementação e avaliação do propósito nas organizações. A metodologia é composta por várias ferramentas proprietárias, que podem ser aplicadas, conforme as necessidades do cliente, em diferentes etapas da “jornada do propósito”, do diagnóstico, articulação e estratégia (Find) até a comunicação e o marketing (Tell), passando pela incorporação de práticas de gestão alinhadas ao propósito (Live).
“A combinação da expertise de mais de 30 anos da InPress em relações públicas e comunicação integrada com as metodologias e ferramentas de gestão do propósito, testadas globalmente pela Porter Novelli, vai gerar diferenciais e elevar a qualidade dos serviços de consultoria da InPress e, principalmente, ajudar nossos clientes a enfrentarem os desafios do cenário atual. Para navegar nesta nova economia de valores e reputação, as marcas deverão estar preparadas para o incremento das expectativas dos seus stakeholders e provar efetivamente o impacto positivo de suas operações na sociedade”, finaliza Roberta.
Webinar: O Valor do Propósito para a Sociedade e os Negócios
No próximo dia 22 de setembro, a InPress Porter Novelli reúne um time de especialistas no webinar “O Valor do Propósito para a Sociedade e os Negócios”, que marca o lançamento da sua nova área de Consultoria em Propósito e Reputação. Roberta Machado, CEO da agência, e Eraldo Carneiro, Head de Propósito e Reputação, comandam o bate papo virtual com Whitney Dailey, Vice-Presidente da Porter Novelli; Hélio Mattar, Diretor Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; Marcio Carvalho, Diretor de Marketing da Claro e Regina Teixeira, Diretora de Comunicação e Cidadania da PepsiCo.
Em pauta, o aumento da pressão que empresas estão expostas para desempenhar um papel relevante na sociedade. Com a Covid-19, esta pressão aumentou ainda mais e levou muitas organizações a refletirem e discutirem sobre seu real propósito.
- Webinar – O Valor do Propósito para a Sociedade e os Negócios
- Dia: 22 de setembro
- Horário: das 9h30 às 11h
Participantes:
Roberta Machado – CEO da InPress Porter Novelli
https://www.linkedin.com/in/roberta-machado/
Eraldo Carneiro – Head de Propósito e Reputação da InPress Porter Novelli
https://www.linkedin.com/in/eraldo-carneiro-76769014/
Whitney Dailey – Vice-Presidente da Porter Novelli
https://www.linkedin.com/in/whitneydailey/
Hélio Mattar – Diretor Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
https://www.linkedin.com/in/heliomattar/
Marcio Carvalho – Diretor de Marketing da Claro
https://www.linkedin.com/in/marciocarvalho/
Regina Teixeira – Diretora de Comunicação e Cidadania da PepsiCo
https://www.linkedin.com/in/reginadecarvalhoteixeira/
Inscrições: https://materiais.inpresspni.com.br/webinar-proposito-inpress