Pauta na TV é tema do novo curso online da Abracom

Tempos de crise também podem ser tempos de formação e aprendizado. A distância, é claro, porque a Abracom respeita e apoia as medidas de isolamento social. Por isso, nossos cursos nesse período serão todos online. E o próximo é destinado ao time de atendimento de sua agência. Mais especificamente, para quem deseja trabalhar melhor as pautas para TV. Para essa missão, convocamos uma fera: Marcos Aidar, que nosso mercado conhece bem. Durante o ano de 1985 até 2019, ele trabalhou na produção de pauta na Globo São Paulo. O jornalista entende tudo de como estruturar uma boa pauta atraente para os programas de TV, jornalísticos ou não. Bons personagens, indicação de imagens, porta vozes fluentes e diretos. Estes são alguns dos ingredientes que estarão no workshop com Aidar. O curso está marcado para 23 de abril, das 9h30 às 11h30.

As inscrições devem ser realizadas através do e-mail eventos@abracom.org.br, contendo nome, e-mail e cargo. Pedimos aos participantes que enviem exemplos de press releases e de pautas que emplacaram ou que gostariam de emplacar, sem os nomes dos clientes, e citem apenas o ramo da atividade, para maior entendimento.

Confira os valores na tabela abaixo:

 

Saiba mais sobre o convidado:

  • Marcos Aidar: formado em jornalismo ela ECA/USP em 1975, trabalhou de 1978 a 1984 como repórter nas editorias de cidades, educação e política na Agência Folhas (Grupo Folha). De 1984 a 1985 teve passagens por O Globo, A Gazeta e Rádio Excelsior (atual CBN). De 1985 a 2019, foi produtor de reportagens na TV Globo de S. Paulo, onde também atuou como tutor nos cursos à distância da Uniglobo, universidade corporativa para treinamento de jornalistas das 120 afiliadas do grupo Globo.

Será abordado no curso:

 AS CARACTERÍSTICAS DO NOTICIÁRIO PARA A TV

  •    INTRODUÇÃO:

– O fluxo das informações numa redação de tv. Um resumo da operação para colocar um telejornal no ar: jornalismo, programação e operação.
– Matérias “factuais” e “produzidas”, diferenças de apuração e de operação, a importância da chefia de reportagem, a jornada da equipe de reportagem.

  •  A PAUTA PRODUZIDA:

 – A função da pauta escrita, o papel do produtor de reportagens, sua relação com repórteres e editores, suas condições de trabalho (receptivo e ativo).
– A estrutura básica de uma pauta para TV (conceito e forma), como o produtor a prepara: da reunião de pauta à apuração e à finalização.

– Exemplos de textos de pauta e exemplos de matérias que foram ao ar: onde está a produção nessa matéria?

 

  •  PERGUNTAS E EXPERIÊNCIAS DOS PARTICIPANTES:

– Quais as dificuldades mais comuns para uma assessoria emplacar uma sugestão na TV?

 

  •  EXERCÍCIO PRÁTICO:

– Como identificar o papel do produtor numa matéria de TV?

 

Serviço

Curso online “Pauta na TV”

Data: 23 de abril

Horário: 9h30 às 11h30

Local: Transmissão online

INSCRIÇÕES NO E-MAIL EVENTOS@ABRACOM.ORG.BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *