Confira a entrevista ao Propmark de Vania Ciorlia, vice-presidente executiva da Ketchum, agência associada à Abracom, que fará parte do júri de PR do Festival de Cannes:
A expressão A primeira vez a gente nunca esquece poderá ser utilizada por Vania Ciorlia, vice-presidente executiva da agência Ketchum, durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2019. Com mais de 30 anos de experiência na área de comunicação, essa será a primeira vez que a executiva vai participar do evento. A estreia será em grande estilo, já que ela foi escolhida para ser a representante brasileira no júri de PR. Nesta entrevista, Vania revela estar honrada com o reconhecimento profissional, que o país possui potencial para conquistar mais Leões e espera ver trabalhos criativos, mas que também tenham trazido resultados para os negócios das marcas.
Reconhecimento
Essa será minha primeira vez no Cannes Lions, como jurada e participante. Sempre acompanhei o dia a dia do festival, as short lists e os Leões, mas ser indicada para o júri é uma honra e um grande reconhecimento profissional. Acredito que meu perfil multiplataforma, que alia digital, PR, conteúdo e live marketing, tenha contribuído para minha escolha nesse cenário em que as mídias estão cada vez mais integradas nas campanhas. Estou ansiosa para observar de perto o que de melhor as marcas estão fazendo globalmente para se relacionarem com seus públicos, além de aproveitar a oportunidade para networking e troca de conhecimento.
Expectativa
Espero ver trabalhos que não apenas comuniquem ou informem, mas que tenham um propósito. Obviamente o uso de dados, aliado à criatividade, será a vertente principal, assim como a mensuração, mas não basta engajar, gerar likes e compartilhamentos. É preciso também promover resultados de negócios, sejam de vendas, de imagem, de reputação, de defesa de um posicionamento. Imagino que possam ser apresentados anda trabalhos com diferentes tecnologias, especialmente inteligência artificial.
Cases
Vi poucos cases ainda, mas um ponto em comum entre dois deles foi fazer muito com pouco. Foi ter conseguido um alcance fenomenal com uma ideia brilhante e um orçamento apertado. Estou curiosa para ver se essa será uma tendência global.
Potencial
Com certeza o país tem potencial para voltar a conquistar mais Leões na categoria. Temos profissionais muito capacitados e clientes dispostos a acreditar em ideias disruptivas. Mesmo com verbas menores, devido à crise política e econômica que o país vem atravessando, a criatividade brasileira não se intimidou e acho que fará bonito este ano.
Impacto
Os consumidores estão cansados de fake news e de ter sua privacidade invadida. Para se destacar, um bom trabalho de PR tem de oferecer algo genuíno em troca da atenção do público. Criar impacto e ganhar não só sua mente e seu coração, mas principalmente sua confiança e respeito, de forma ética. Dessa maneira, os consumidores se tornam aliados e multiplicadores da mensagem transmitida, “compram” a ideia e se transformam em uma poderosa mídia.
Desafios
Com o avanço das redes sociais, o empoderamento dos consumidores e o poder dos influenciadores, PR ganhou uma importância inquestionável para gerir os relacionamentos entre as marcas e os diferentes públicos. Essa superexposição deixa as marcas vulneráveis para o bem e para o mal, e pede posicionamentos rápidos, conteúdo de qualidade que atraia e gere valor, soluções criativas que mexam com o emocional. Mas, mais que tudo, as agências de PR têm de trabalhar com a verdade, com a transparência. Só assim elas conseguirão manter vivo o diálogo entre marcas e consumidores nesse cenário tão complexo e fragmentado.
Inspiração
O festival é uma fonte democrática de inspiração onde os profissionais mais estrelados do mercado ficam lado a lado com jovens talentos, onde se pode ouvir, aprender, opinar, trocar ideias. Essa será, sem dúvida, uma experiência inesquecível.
Por ALISSON FERNÁNDEZ