Workshop com dois dias de duração será ministrado pelo consultor Roberto Lang, com experiência no Brasil, Portugal e Inglaterra. O especialista atuou em empresas nacionais e multinacionais, como Unilever, Abril e Brasif/Dufry.
SÃO PAULO, 10 DE JUNHO DE 2013 – Conhecer a composição de custos de uma empresa de comunicação, utilizar ferramentas de gestão para controlar despesas e aumentar a lucratividade e formar preços com base em uma planilha realista. Estes são alguns dos objetivos do curso “Controle de Custos e Formação de Preços”, que será promovido nos dias 27 e 28 de junho de 2013, na sede da Abracom (Rua Pedroso Alvarenga, 584 – SP). As aulas serão ministradas pelo consultor Roberto Lang nas áreas de Marketing, Vendas e Gestão Geral, das 9h às 18h.
O curso de custos e preços Abracom é destinado a sócios e gestores de agências de comunicação corporativa, publicidade, mídias digitais ou marketing. Em 16 horas-aula, o consultor aborda temas como preços, custo e mercado, composição de orçamento anual, custos fixos diretos e indiretos, custos variáveis e lucro. O primeiro dia, mais teórico, prepara os alunos para o segundo encontro, em que exercícios práticos de preparação de orçamentos, formação de preços e negociação com clientes são feitos a partir de situações reais do mercado de comunicação.
Realizado desde 2003, o curso já formou mais de 300 alunos em diversos estados e obteve 95% de avaliação de ótimo e bom.
As turmas são formadas com no máximo 30 participantes. Os inscritos têm direito, nas duas semanas seguintes ao curso, a enviar dúvidas para análise do consultor.
Segundo o presidente-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho, “reunir gestores de comunicação em torno desse tema permite não apenas o aprendizado de técnicas de gestão, como a compreensão de questões mais amplas, setoriais, no que diz respeito à formação de preços. Em todas as turmas, formaram-se redes de relacionamento e parceria entre as agências participantes, dentro de uma lógica de que um mercado maduro e profissionalizado deve ter a perfeita consciência de seus custos e de como são formados seus preços”, afirma.
Confira abaixo o programa e informações completas sobre o curso:
Curso Formação de Preços e Controle de Custos
1º Dia: 60% Teórico / 40% Prático
Relevância para a Segmentação da Abracom.
Preço, Custos e Mercado.
Orçamento Anual.
Custos Fixos Diretos e Indiretos.
Custos Variáveis.
Lucro
A demonstração completa de formação de Custos e Preços.
2º Dia: 10% Teórico / 90% Prático
Preparação do Orçamento de Receitas, Despesas e Investimentos da Empresa.
A preparação de Orçamentos de Custos e Preços de Projetos Contínuos.
A preparação de Orçamentos de Custos e Preços de Projetos Especiais.
O Controle do Orçamento da Empresa e a Rentabilidade por Projeto/Job.
As questões de Negociação com os Clientes.
Metodologia:
A partir de pesquisa realizada pelo consultor junto a agências associadas da Abracom, de diversos portes e faixas de faturamento, foi desenvolvido conteúdo dirigido às necessidades das empresas do setor. O curso busca orientar as agências quanto aos procedimentos adotados nas principais empresas do mercado de serviços para controle de custos e formação de preços. O workshop abre possibilidade para consultoria individualizada.
Consultor:
Roberto Lang, administrador pela FGV-SP, MBA pelo Insead-Fontainebleau, empresário, executivo e consultor nas áreas de Marketing, Vendas e Gestão Geral, no Brasil, Portugal e Inglaterra em empresas nacionais e multinacionais como Unilever, Abril, IBTA, Adriano Ramos-Pinto, Companhia das Letras, Brasif/Dufry, Vestes, entre outras. Professor em cursos de especialização em administração e MBA na Fundação Vanzolini/Poli/USP.
Data:
dias 27 e 28 de junho de 2013, das 9h às 18h.
Duração: 16 horas/aula
Local: Sede da Abracom
Rua Pedroso Alvarenga, 584 – São Paulo
Investimento:
O investimento inclui o material didático e coffee breaks, varia de acordo com a faixa de contribuição da empresa associada da Abracom. Veja a tabela, que também inclui o preço para não associada:
Forma de pagamento:
Desconto de 10% para segunda inscrição da mesma agência.
Desconto de 20% para agências de fora de São Paulo.
Desconto de 30% para agências associadas de outros Estados.
Desconto de 30% para agências que comprarem mais de três inscrições em cursos da grade trimestral de capacitação Abracom. Para conhecer os outros cursos disponíveis, clique https://www.abracom.org.br/descricao.asp?id=5134
Desconto de 20% para profissionais registrados no Conrerp (com comprovação de pagamento da anuidade. Vaga pessoal e intransferível)
Informações e inscrições:
(11) 3079.6839, com Thayrine Cedraz
Ou, por e-mail: eventos@abracom.org.br
Vagas Limitadas: para confirmar inscrição é preciso efetuar o pagamento por boleto bancário até o dia 21 de junho.