Obra publicada pela Difusão Editora, em coedição com a Editora Senac Rio, apresenta visão reflexiva sobre os principais conceitos que norteiam o estudo da comunicação organizacional e das relações públicas
As publicações das áreas de Comunicação Organizacional e Relações Públicas adotam uma abordagem teórica defasada, que não fomenta a compreensão dos fenômenos contemporâneos, em textos que não são plenamente satisfatórios para a utilização no nível de graduação ou até pelos profissionais do mercado. O livro “Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional”, organizado por Ivone de Lourdes Oliveira e Fábia Pereira Lima, surgiu para preencher essa lacuna.
A obra, editada pela Difusão Editora, em coedição com a Editora Senac Rio, chega ao mercado para tornar acessíveis a estudantes e profissionais dessas áreas, os principais estudos reflexivos do grupo de pesquisas “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
“Esta obra é resultado das reflexões de professores-pesquisadores que têm se destacado no cenário da produção acadêmica do país, como integrantes do nosso grupo de pesquisas. Ela representa significativo avanço no que tange às temáticas analisadas, constituindo-se em um referencial bibliográfico de destaque no mercado editorial brasileiro”, afirmam as organizadoras.
O que se expõe ao longo dos nove capítulos ultrapassa a visão tradicional que se tem da comunicação.
“É muito promissor perceber que toda uma nova geração, liderada por pesquisadores seniores, debruça-se sobre a busca de novos paradigmas para pensar a comunicação organizacional de forma diferenciada, fugindo dos padrões e dos conceitos estabelecidos e vigentes há décadas. Os textos aqui reunidos expressam exatamente isso. Retratam também como a evolução e os estudos das teorias da comunicação, da semiótica, da linguagem e das outras ciências constituem bases fundamentais para pensar o fenômeno comunicacional no contexto das organizações sob outras perspectivas”, escreve Margarida Maria Krohling Kunsch, professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), no prefácio da obra.
Sobre as organizadoras
Fábia Pereira Lima – Doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Tem mestrado em Comunicação Social – Interações Midiáticas, especialização em Gestão Estratégica de Marketing e graduação em Comunicação Social – Relações Públicas. Todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). É professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do grupo de pesquisas “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais” (PUC-Minas/CNPq). Publicou capítulos em obras de comunicação organizacional e verbetes na Enciclopédia Intercom de Comunicação. Tem experiência na área de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de comunicação, comunicação organizacional estratégica, midiatização, discurso organizacional e relações públicas.
Ivone de Lourdes Oliveira – Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo (ECA-USP). Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas e professora do programa de Pós-graduação em Comunicação – Interações Midiáticas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Gestão da Comunicação Estratégica da PUC-Minas Virtual. Líder do grupo de pesquisas “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (PUC-Minas/CNPq). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). Coautora de O que é comunicação estratégica nas organizações? e coorganizadora de Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações.
Ficha técnica
Título: Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional
Organizadoras: Ivone de Lourdes de Oliveira e Fábia Pereira Lima
ISBN: 978-85-7808-120-1
Encadernação: brochura
Dimensão: 14cm x 21cm
Edição: 1ª
Páginas: 168
Preço: R$ 36,90