Pesquisa da Amcham detecta que empresas pretendem investir em estratégias de mídias sociais


A Amcham detectou que empresas pretendem investir em estratégias de mídias sociais para comunicação interna em 2012
58% dos consultados afirmam que já aplicam ou querem aplicar neste ano recursos em ações estratégicas de diálogo com colaboradores utilizando esse tipo de plataforma 
A popularização das redes sociais no Brasil tem influenciado o planejamento das estratégias de comunicação interna das empresas. Levantamento da Amcham junto a executivos de comunicação e marketing indica que 58% já vêm investindo ou planejam investir neste ano em um trabalho estratégico de comunicação com colaboradores utilizando plataformas de redes sociais. Outros 21% dizem que trabalham para realizar esse tipo de ação em médio prazo (até dois anos). 
Apesar de planejarem ações diferenciadas nas mídias sociais, 46% dos ouvidos informaram que, em 2012, pretendem manter os recursos voltados para comunicação interna nos níveis de 2011, o que pode indicar alguma redistribuição de verbas na área. Um grupo de 24% ampliará os aportes em até 10% e outros 12% planejam aumentar o valor aplicado em até 20%. Somente uma fatia de 11% investirá um volume de recursos bem maior: 6% elevarão os gastos entre 20% e 50%, e outros 5% dobrarão os valores de 2011. 
Os participantes da pesquisa da Amcham listaram os principais benefícios de se investir em comunicação com os funcionários. São eles: maior engajamento dos colaboradores (96%); maior interação entre departamentos (55%); aumento da produtividade (42%); ganho de imagem (29%); e retenção de talentos (26%). 
Para a sondagem, a Amcham ouviu 78 empresários, gestores e executivos de marketing e comunicação que participaram de comitê da área em São Paulo no dia 24/11. Na amostra consultada, 44% contam com um plano estruturado de comunicação interna e 46% planejam traçar uma estratégia formal em até dois anos.

Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *