Tema Central:
Comunicação, Discurso, Organizações
26 a 28 de abril de 2012
São Luís/MA – Brasil
CHAMADA DE TRABALHOS
ESPAÇO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
1.º de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012
Acolhe os estudos resultantes de Trabalhos de Iniciação Científica e de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/Monografia), focados nas áreas de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Abriga a produção acadêmica desenvolvida por alunos de graduação com a indicação de um professor ou pesquisador responsável pela orientação do trabalho. A exposição é realizada por estudantes de Cursos de Graduação, de forma oral, sendo necessária a informação da titulação do docente orientador, assim como da modalidade na qual o trabalho foi desenvolvido.
Coordenador:
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (USP)
Objetivos:
– Incentivar a participação dos estudantes de graduação dos Cursos de Comunicação Social, nas atividades realizadas pela Abrapcorp, potencializando-os como futuros associados;
– Estimular os estudantes de graduação a se engajarem em projetos de iniciação científica com a finalidade de contribuir com pesquisas nas áreas de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas;
– Contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, promovendo o intercâmbio de experiências entre eles e as instituições de ensino superior.
Modalidades de trabalhos:
– Trabalhos de Iniciação Científica (TIC): resultantes de projetos desenvolvidos em nível de graduação, provenientes dos Programas de Iniciação Científica das Instituições de Ensino Superior.
– Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): comunicação de monografias desenvolvidas e aprovadas pelos cursos, sendo indicados pelos professores orientadores da IES.
Formas de apresentação:
Em ambas as modalidades, deve-se submeter um artigo científico, com a formatação indicada. Os selecionados farão apresentação oral dos trabalhos nas duas sessões programadas durante o Congresso. A apresentação de cada trabalho somente poderá ser feita por, no máximo, dois autores, sendo proibida a exposição por terceiros ou pelo professor orientador.
Inscrição e seleção dos trabalhos:
– Serão aceitos trabalhos desenvolvidos por alunos matriculados em cursos de graduação em Comunicação Social, nas áreas de Jornalismo, Radialismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e/ou Audiovisual. Não serão aceitos trabalhos decorrentes de projetos experimentais, laboratoriais ou de outras disciplinas curriculares.
– Somente será considerada válida a inscrição quando houver a indicação do nome do aluno de graduação responsável pelo trabalho, como autor principal, mesmo quando este for desenvolvido em grupo. Só serão aceitos, além do autor principal, no máximo mais dois co-autores.
– Só poderão ser inscritos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo anterior ao do Congresso (2011).
– Os autores dos trabalhos receberão individualmente um certificado.
– Os trabalhos inscritos necessitam ser indicados pelos professores orientadores mediante envio de um ofício-padrão, digitalizado no formato .pdf, enviado até o prazo de submissão para o endereço eic@abrapcorp.org.br. O ofício-padrão está disponível no site da Abrapcorp (www.abrapcorp.org.br). O não recebimento do ofício no prazo estipulado impedirá o encaminhamento do trabalho para avaliação.
– A Comissão de Avaliação dos trabalhos inscritos será composta por pareceristas convidados pela coordenação do Espaço de Iniciação Científica e pela Diretoria Científica. Os resultados da avaliação serão divulgados até o dia 23 de março de 2012, no site da Abrapcorp e por meio do sistema de submissão.
Submissão dos artigos:
– A submissão deverá ser feita no período de 1.º de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012, através do sistema de submissão acessível no site da Abrapcorp (www.abrapcorp.org.br). No ato da submissão devem ser seguidas todas as instruções que estarão disponíveis na tela de acesso ao sistema de submissão on line. Para submissão dos trabalhos é obrigatória a inscrição prévia no Congresso, que poderá ser feita conforme as instruções on line.
– Ao submeter o trabalho, o autor deve marcar no campo “Área Temática” a opção “Espaço de Iniciação Científica”, para o correto encaminhamento.
– Em nenhum caso serão admitidos trabalhos enviados por outros meios que não seja o sistema de submissão.
– Cada trabalho será avaliado por dois pareceristas e, em caso de divergências, estas serão solucionadas por exame do Coordenador do EIC. Os pareceres serão feitos pelo sistema de blind review (parecer cego). Os critérios de avaliação serão os seguintes:
1. Delimitação e relevância do tema |
2. Objetivos claramente identificados |
3. Métodos e técnicas de pesquisa explicitados |
4. Solidez teórica |
5. Clareza textual |
6. Adequação às normas técnicas ABNT |
7. Resultados do estudo coerentes com os objetivos |
8. Referências bibliográficas adequadas ao tema |
Padrão para a Formatação:
– Somente serão aceitos trabalhos formatados segundo o template que deve ser obtido no site da Abrapcorp. O arquivo com este modelo contém instruções específicas de formatação dos artigos. Deve ser salvo e postado em formato .doc.
– A identificação do(s) autor(es) e da(s) instituição(ões) de origem deverá ser feita somente no formulário do sistema de submissão. Não serão aceitos trabalhos que contenham menções que possam identificar os seus autores.
– Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas e 2.000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho (.doc). Recomenda-se que sejam usadas imagens em formato .jpg, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet.
– Os trabalhos que se encontrarem fora destas condições não serão enviados aos pareceristas e serão devolvidos pela Diretoria Científica ao(s) seu(s) autor(es), não havendo possibilidade de reconsideração.
Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, consulte a secretaria da Abrapcorp:
Telefone: (11) 3091 2949
E-mail: congresso@abrapcorp.org.br