Gestão de comunicação – Especialista recomenda: “em vez de preço, valor”

O curso “Gestão de Agências de Comunicação”, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e o Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social (Sinco), em Belo Horizonte, dias 20 e 21 de outubro, contou a participação de diretores e gestores de negócio de várias agências da comunicação corporativa de Minas Gerais e de Pernambuco.

Durante o encontro, o palestrante Aldo Antônio Schmitz, mestre em jornalismo e administrador de empresas, fez uma abordagem considerando o perfil e modelos de agências de comunicação e recomendou aos participantes algumas posturas que são, via de regra, valorizadas pelos clientes. 

Segundo ele, estar preparado para correr riscos é fundamental e, para isso, é preciso além da ousadia, avaliar alternativas, prever e controlar resultados. Buscar informações, ser um curioso, ter iniciativa, ser persistente e não teimoso, fazer melhor e planejar sempre também são ferramentas da boa gestão. “O cliente busca custo/benefício, portanto, não fale em preço, mas sim em valor. Faça com que ele perceba os seus valores e seja um indicador de seus serviços e livre-se o mais rápido possível daquilo que deu errado”, recomendou.

Ao final do encontro fez a apresentação de um cronograma de atividades com instruções sobre como realizar diagnósticos inteligentes para conquistar e manter clientes, inclusive, por longo prazo, e propôs a formulação de um plano de negócios com demonstração de resultados.

Números

O mercado da comunicação corporativa, segundo dados apresentados por Schmitz, é composto por microagências, sendo que as dez maiores detêm 30% do mercado. São mais de 1.500 agências no país, destas 60% estão em São Paulo e empregam aproximadamente 12 mil profissionais (80% com formação superior e 25% com título de especialização). “Em 2009, foram movimentados por esse mercado cerca de R$ 1,5% bilhão e a média de crescimento registrada é de 20º% “, disse.

O Núcleo Sinco/Abracom já prepara o próximo evento que deve acontecer ainda este ano e vai encerrar o ciclo de capacitação de 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *