Dia Interamericano das Relações Públicas


O marco histórico das Relações Públicas na América Latina ocorreu em 1960, quando na cidade do México foi realizada a I Conferência Interamericana de Relações Públicas que originou a fundação da Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas – FIARP, hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas – CONFIARP. Isto ocorreu por iniciativa do relacionista Federico Sanchez Fogarty e de um grupo de profissionais dotados de idealismo capaz de projetar a grande obra continental.

Em 1961 foi realizada a II Conferência Interamericana em Caracas (Venezuela), quando então foi subscrita a ata constitutiva. As associações que participaram da I e II Conferência Interamericana são consideradas Membros-Fundadores da FIARP: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba (em exílio), Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

A capital venezuelana é a sede oficial da entidade, onde funciona a secretaria geral da FIARP. São suas finalidades principais: promover a unidade e colaboração recíproca de todos os organismos públicos e privados que agrupam profissionais de Relações Públicas nos países americanos; estabelecer as bases necessárias para facilitar o intercâmbio de idéias e experiências; promover o renome continental da profissão de Relações Públicas; depurar e unificar o ensino e a prática de Relações Públicas.

O dia 26 de setembro, data de fundação da FIARP, é considerado, oficialmente, como o “Dia Interamericano de Relações Públicas”.

Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *