Famecos celebra 59 anos de história

Dia 31 de julho, nesse próximo domingo, a Famecos completará 59 anos de existência.

A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS surgiu em 1949, quando houve pressão de profissionais, entidades e empresários para a instalação do primeiro curso de jornalismo no Sul do país.  A faculdade passou a funcionar no ano letivo de 1952, nas dependências do prédio do Colégio Nossa Senhora do Rosário.

No ano seguinte, a disciplina de Publicidade passou a integrar o Curso de Jornalismo, na segunda série. No dia primeiro de dezembro desse mesmo ano (1953), a Escola de Jornalismo foi transformada em Faculdade dos Meios de Comunicação, quando surgiu a unidade Famecos.

Já em 1968, ocorreu a transferência da Famecos para o Campus da PUC, sem prédio definido, e a disciplina de Relações Públicas passou a integrar a Faculdade na 3ª série do curso. Ainda nesse ano, através do programa da XII Semana de Porto Alegre, foi lançado o projeto do prédio da Famecos, o primeiro construído no país para uma Faculdade de Comunicação Social. O edifício próprio foi inaugurado em oito de dezembro de 1972.

Em 1988, ocorreu a 1ª edição do Festival de Laboratórios em Comunicação – SET Universitário. O evento é direcionado a alunos de Comunicação Social do país e da América Latina, com inúmeras palestras, workshops e concursos em diversas categorias, e é realizado há 24 anos, ininterruptamente, crescendo cada vez mais e rompendo fronteiras internacionais.

Atualmente, a Famecos é uma das faculdades de Comunicação Social mais importantes do Brasil. E agora completa 59 anos de aprendizado e formação de profissionais.

Para comemorar essa data tão importante, alunos do Espaço Experiência, agência de comunicação da Famecos,  produziram uma homenagem muito particular à faculdade. Eles escreveram uma letra e a musicaram especialmente para esta data. Nela, eles contam as características e peculiaridades da Famecos, segundo a visão de cada um, e tudo foi gravado no estúdio Marquise51, cujo sócio é aluno de publicidade e propaganda da faculdade. Após a gravação, feita pelos alunos e professores, a equipe do Espaço Experiência produziu um vídeo, com imagens da Damecos, para celebrar o aniversário da faculdade.

Confira aqui o vídeo que traduz o ambiente descontraído da faculdade:http://www.youtube.com/watch?v=nr82nTiMRaI&feature=player_embedded

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *