O jornalista Mario Ernesto Humberg, presidente da CL-A Comunicações, empresa de Relações Públicas, afirma que as agências de comunicação do Brasil ainda sentem o impacto da crise mundial que atingiu o setor nos dois últimos anos. De acordo com ele, com a crise financeira iniciada em 2008 fez os investimentos em agências de comunicação cair cerca de 50%.
“A partir da crise de 2008, o mercado se tornou mais difícil, porque muitas agências perderam contas ou tiveram redução de fee (taxas). Algumas empresas optaram, inclusive, por pagar a metade do que vinham pagando para as agências de comunicação”, disse Humberg, em entrevista ao do jornalista Rodrigo Capella.
O presidente da CL-A ainda disse que essa crise que atingiu o setor de comunicação corporativa resultou em uma competição maior entre as empresas, além de fazer com que os “clientes se sentiram no direito de pedir mais do que vinham recebendo”. E lamentou que essa situação não tenha se revertido.
“Essa situação, em minha opinião, ainda não se reverteu, já que a briga por preço aumentou muito, diminuindo a rentabilidade de muitas agências”, afirmou.
Fonte: Comunique-se