Moscou recebe a terceira edição da Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia

Em parceria com a Embaixada do Brasil em Moscou, a Linhas Comunicação leva à capital russa sucessos do cinema nacional, além de convidados especiais


 


A Linhas Comunicação, em parceria com a Embaixada do Brasil em Moscou e o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, realiza pelo terceiro ano consecutivo a Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou, entre os dias 10 e 15 de dezembro. A abertura oficial do evento aconteceu na noite do dia 9, em coquetel oferecido pela Embaixada, em sua sede, a convidados especiais, formadores de opinião e a imprensa russa. 


 


O projeto, que integra esforços da iniciativa privada e do poder público, tem como objetivo disseminar a cultura brasileira na Rússia, apresentando a produção cinematográfica contemporânea a uma das mais importantes economias emergentes do mundo. “A Mostra já faz parte do calendário cultural da capital russa. Somando as três edições, são quarenta filmes apresentados para um público que, desde a primeira edição, mostrou uma receptividade e um interesse imensos pelo cinema brasileiro. Queremos continuar contribuindo para essa troca de experiências”, afirma o curador da Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia, Ederaldo Kosa. 


 


Programação


 


Serão dez filmes, com áudio em português e legendas em russo. Assim como em 2009, todos serão exibidos no formato 35 mm, com exceção dos documentários: Cartola – Música para os Olhos, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, e Titãs – A Vida até Parece uma Festa, de Oscar Rodrigues e Branco Mello, feitos originalmente em formato digital.


 


Além dos documentários, comédias, como Deus é Brasileiro, e dramas, como O Maior Amor do Mundo, ambos de Cacá Diegues, estão entre os longas selecionados. A capoeira, com Besouro, de João Thikomiroff, e o futebol, comBoleiros – Era uma vez o Futebol, de Ugo Giorgetti, estão entre os temas abordados. E, fechando a lista, os premiados O Homem que Copiava, de Jorge Furtado, Amarelo Manga, de Cláudio Assis, e É Proibido Fumar, de Anna Muylaert.


 


Programação paralela


 


Assim como nas edições anteriores, está programada sessão de debate entre o público e artistas brasileiros. Este ano, os convidados especiais da Mostra são: a atriz Letícia Sabatella, que conversa com os presentes sobre Romance, filme do qual é protagonista, e André Abujamra, que debate sobre os dois filmes dos quais participa, Boleiros – Era Uma Vez o Futebol (ator) e É Proibido Fumar (ator e trilha sonora).   


 


Nos anos anteriores, participaram do evento os diretores Eduardo Coutinho, Beto Brant e Sandra Kogut, os atores Vinícius de Oliveira e Dan Stulbach e a atriz Bruna Lombardi.


Sobre a Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia (III Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou)


 


A Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia aconteceu pela primeira vez em 2008, em Moscou. Desde então, foram duas edições na capital e uma em São Petesburgo (2009).


Fruto da parceria entre a Linhas Comunicação, o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Moscou, o projeto conta também com o apoio da TAP Portugal.


Para a liberação dos filmes, a organização tem o apoio de produtoras e distribuidoras brasileiras de cinema.


 


 Lista dos filmes – III Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou (Filme – Diretor – Produtora)


 


·         Amarelo Manga – Cláudio Assis – Olhos de Cão


·         Besouro – João Tikhomirof – Mixer


·         Boleiros – Era uma Vez o Futebol – Ugo Giorgetti – SP Filmes


·         Cartola – Música para os Olhos – Lírio Ferreira e Hilton Lacerda – Raccord Produções


·         Deus é Brasileiro – Cacá Diegues – Luz Mágica


·         É Proibido Fumar – Anna Muylaert – Dezenove Som e Imagens


·         O Homem que Copiava – Jorge Furtado – Casa de Cinema de Porto Alegre


·         O Maior Amor do Mundo – Cacá Diegues – Luz Mágica


·         Romance – Guel Arraes – Natasha Filmes


·         Titãs – A Vida até Parece uma Festa – Branco Mello e Oscar Rodrigues – Academia de Filmes


 


Sobre a Linhas Comunicação


A Linhas Comunicação está há 10 anos no mercado da comunicação corporativa atendendo a grandes grupos empresariais do Centro-Sul brasileiro. Em 2010, a agência passou a ser composta por oito unidades de negócios especializadas em diferentes segmentos de atuação. Uma dessas áreas, a Linhas Produções Culturais, é a realizadora da Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia.     


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *