Livro analisa a importância da comunicação na consolidação das organizações

Dividido em três partes, o livro traz a compreensão de que comunicação e


organizações são complementares na visão de autores internacionais e nacionais.


 


O livro “Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas” é organizado pela professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina/Paraná, Marlene Marchiori. Conceitua a teoria e a prática da comunicação nas organizações, com capítulos escritos por autores internacionais e nacionais e executivos que convivem nesta área. Publicado pela Difusão Editora, o livro é destinado a profissionais de empresas que atuem na área de comunicação e gestão corporativa e também a alunos de graduação e pós-graduação em administração e comunicação.


 


A organizadora em sua primeira parte apresenta um Olhar sobre a Comunicação e a Organização, com capítulos de autores que exploram os fundamentos e desafios da comunicação organização. Conceituam o ambiente organizacional, a influência da Escola de Montreal (corrente de pensamento de que o processo de organização emerge da comunicação), além de explorarem o entendimento da estratégia como prática comunicacional. Outro ponto a destacar no texto são as novas concepções americanas, de que a comunicação é reconhecida como processo fundamental pelo qual as organizações existem e como ponto central para a análise da produção e reprodução organizacionais. Essas teorias consideram a comunicação como meio de transmitir significado, informação e conhecimento a outros.


 


Já a segunda parte, “Comunicação e seus Processos nas Organizações”, destaca as políticas de relacionamento, a gestão estratégica de stakeholders, as interações no ambiente interno das organizações, as distorções comunicativas, a dinâmica simbólica, a construção de relacionamentos interorganizacionais, inovação e o desempenho empresarial.


 


Na terceira parte do livro “Comunicação e suas Práticas nas Organizações”, a obra traz um histórico sobre a evolução da comunicação organizacional brasileira e cases de comunicação organizacional aplicados em empresas como Odebrecht e Vale.


 


Lançamento com mesa redonda


Dia 26 de abril no Salão Nobre da FGV – Fundação Getúlio Vargas


Horário – das 19 às 22 h


Mesa Redonda – “A relação entre Comunicação e Organização” – discussão dos tópicos abordados no livro como estratégia, comunicação, interface entre as áreas de comunicação e orgnização.


Debatedores: Marlene Marchiori  – Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University/Estados Unidos e doutora pela Universidade de São Paulo, com estudos desenvolvidos no Theory, Culture and Society Centre da Notthingham Trent University/ Reino Unido; Ana Luisa de Castro Almeida – Diretora Acadêmica do Reputation Institute Brasil; Marcio Polidoro – Diretor de Comunicação Empresarial da Odebretch S/A.; Artur L. Brito (professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/FGV  e Paulo Nassar (professor da ECA-USP e diretor da ABERJE – Associação de Comunicação Empresarial).


 


 


 


 


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.