Textual fala dos desafios na assessoria da candidatura Rio 2016

Izabela Vasconcelos


 


A Textual, agência das sócias Carina Almeida e Adryana Almeida, foi responsável por todo o trabalho de assessoria de imprensa e relações públicas da candidatura Rio 2016. Além dos quase dois anos de preparação da candidatura, com a vitória do Rio como cidade sede dos Jogos Olímpicos, a agência tem mais sete anos de desafios.


A agência trabalhou com uma equipe fixa de quatro pessoas, e nos períodos cruciais da candidatura contou com mais oito colaboradores, alguns deles responsáveis pela conta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que a Textual atende desde 1998. A assessoria também foi responsável pelo atendimento dos Jogos Pan-Americanos em 2007.


 


Eventos e apresentação do projeto
No ano de lançamento da candidatura, em janeiro de 2008, a Textual teve a tarefa de lançar a proposta na mídia. Após o lançamento, o desafio era apresentar o projeto, um dossiê de 600 páginas. Mas antes dessa apresentação, a assessoria realizou uma série de eventos para tornar o conceito da candidatura mais conhecido e próximo da imprensa.


 


Visita do COI ao Rio
A visita do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de Janeiro, no dia 27/04 foi um dos maiores desafios para a agência. De acordo com regras do Comitê, inspetores e auxiliares que realizam a visita não podem conceder entrevistas, nem manter contato com a imprensa, a não ser pela entrevista coletiva. As imagens também eram limitadas, com permissão para fotos e filmagens apenas em ocasiões previamente definidas pelo Comitê, prática adotada em todas as cidades candidatas.


 


Candidatura na Suíça
Depois da inspeção do COI, a Textual trabalhou para manter a candidatura na mídia. Menos de dois meses depois, em junho, a agência cuidou da assessoria da apresentação Rio 2016 em Lausanne, na Suíça. A visita e a apresentação geraram um relatório, que foi divulgado no dia 02/08. Além de divulgar o relatório, a assessoria realizou uma coletiva com governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.


 


Agenda pré-anúncio
Do dia 28/09 a 01/10, a Textual organizou uma série de eventos para a imprensa internacional e nacional, já em Copenhague, na Dinamarca. A assessoria realizou coletivas com atletas, com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e com o ex-jogador Pelé, Embaixador da candidatura do Rio à sede dos Jogos de 2016.


 


Anúncio da cidade sede
Antes do anúncio da escolha da cidade sede da Olimpíada de 2016, a agência havia se preparado para o resultado positivo ou negativo.
No dia 03/10, data do anúncio, a agência se organizou para receber os 1.148 jornalistas presentes em Copenhague. Após a vitória do Rio, a Textual preparou uma coletiva com membros do Comitê de candidatura e também participou da coletiva concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


 


Resultados e novos desafios
Carina diz que o desafio de tratar de um evento inédito no Brasil fez com que a assessoria focasse no conteúdo de qualidade para os diversos públicos.
Nas semanas mais intensas, a assessoria recebeu mais de 40 solicitações da imprensa por dia, média que vem se mantendo depois da vitória brasileira.


 


Fonte: Portal Comunique-se


FONTE: C-se

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