A onipresença no Universo Digital


 


Sites institucionais, Orkut, Facebook, blog, RSS, Twitter. O Universo Digital é um espaço em constante expansão que incorpora, a cada dia, uma nova ferramenta. São recursos que permitem ao indivíduo, empresa ou instituição ampliar ainda mais a sua rede de relacionamento, ver e ser visto, comunicar suas ações, consolidar sua marca e suas possibilidades no “mundo real”. São tantos espaços, com peculiaridades próprias, e públicos de interesses tão diferentes, que de pronto se impõe grandes e novos desafios, como o de escolher onde se fixar, o que dizer, como se posicionar e, principalmente, como administrar toda essa estrutura de relacionamento virtual.


Aos poucos, o que em princípio era usual entre a iniciativa privada, começa a gravitar em torno da esfera pública. Na política, a Era Obama inaugura ações de relacionamento via Internet que assumem papel estratégico na vitória do presidente americano na corrida à Casa Branca. O impacto foi tão grande e poderoso que se transformou em case e foi amplamente assimilado e seguido nos quatro cantos do planeta.


No Brasil, o Setor Público começa a se abrir para esse universo magnífico e a descobrir, ainda de forma tímida, suas possibilidades. O exemplo de Barak Obama serve de inspiração para políticos e administradores que até percebem a necessidade de enveredar pelo universo digital, mas, na maioria das vezes, acabam fazendo isso de forma inadequada ou pouco eficaz. É curioso notar, por exemplo, a quantidade de e-mails oficiais que usam a extensão “gmail.com”. São inúmeros os casos de prefeituras e governos estaduais que utilizam essa ferramenta no dia a dia, mas apenas para trocar mensagens. Desconhecem, certamente, o potencial de administração de redes sociais, a partir desse mecanismo e, com isso, deixam de explorar esse recurso para multiplicar suas ações de Comunicação, qualitativa e quantitativamente.


Redes Sociais a serviço do Setor Público é o tema da mesa-redonda programada para o dia 26 de agosto de 2009, no período das 15h50 às 17 horas, dentro do 9º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público. Para essa sessão, são convidados Carlos Ximenes, Diretor de Assuntos Corporativos da Google Brasil, e Max Monjardim, Assessor Especial do Ministro do Trabalho e Emprego, e um dos pioneiros na utilização das redes sociais dentro do Setor Público.  


O congresso, que reúne mais de 30 palestrantes em torno de nove Conferências, três mesas-redondas e 12 palestras simultâneas tem como tema central “O papel da Comunicação na formulação de Políticas Públicas”. O evento oferece, ainda, a possibilidade de participação no curso “Como usar de forma eficaz a Mídia Social na Administração Pública – Quais são, como funcionam e que resultados apresentam”, que será ministrado por Manoel Fernandes, Publisher W3 Editora/Revista Bites e Consultor na Área de Mídias Sociais.


9º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público
26, 27 e 28 de agosto de 2009 – Centro de Convenções Rebouças – São Paulo – SP
Inscrições: R$ 750,00 – descontos progressivos para mais inscrições de uma mesma entidade
Informações e inscrições em
www.megabrasil.com.br  ou (11) 5576-5600.


FONTE: Abracom

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