Energia, meio-ambiente e desafios mundiais serão discutidos por especialistas do País e do exterior

Evento terá entre os convidados Maurício Tolmasquim presidente da EPE  e diretores de empresas estrangeiras que estão investindo no Brasil


 


Considerado um dos maiores especialistas na área de energia do mundo, o ex-ministro e presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE – Ministério das Minas e Energia), Maurício Tolmasquim, será um dos conferencistas do Seminário “Cenários 2009″, que será realizado no dia 04 de dezembro, no Hotel Atlante Plaza, no Recife (PE). Além dele, vários especialistas de prestígio internacional do setor e diversas empresas estrangeiras que atuam no segmento de Energia Eólica também confirmaram presença. O encerramento do evento ficará com o Embaixador Marcos Azambuja, que vai abordar a recessão mundial e as perspectivas para o Brasil nos próximos anos.


Durante o seminário, serão debatidos temas como: O Planejamento do Setor Elétrico e o Meio Ambiente; O Brasil e a Crise Internacional; a Retomada da Indústria Naval Brasileira; Finanças e Indicadores de Sustentabilidade; Mudanças Climáticas; e Créditos de carbono como incentivo econômico para redução de gases efeitos estufa. Haverá ainda, um painel sobre “Energia Eólica no Brasil e no Mundo” que irá receber as principais empresas do exterior no setor que estão investindo no Brasil. Para essa discussão, foram convidados o Presidente da Pacific Hydro, Mark Argar (Austrália), o Diretor Executivo da EDP Energias do Brasil, Hugo de Souza (Portugal); o diretor da Impsa Wind, Luis Pescarmona; o diretor Executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEE), Paulo Ludmer.


As perspectivas e o futuro do meio-ambiente também serão analisadas em palestras temáticas sobre as tendências do setor. Entre os conferencistas estarão presentes o Presidente do IBAMA, Roberto Messias Franco; o consultor internacional e professor da USP, Lineu dos Reis; o Diretor da Promanagement Analysis e Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP, Richard Chan. Para os estudiosos do tema meio-ambiente e Terceiro Setor, foi convidada a Mestre em Economia Ambiental, Sandra Guerrero Suárez (Colômbia). Suárez já trabalhou em diversos projetos de pesquisa sobre ações em sustentabilidade do Terceiro Setor e foi pesquisadora da ONU no tema “Emissões de gases no Efeito Estufa para comercialização de créditos de carbono”.


O evento conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE); da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica); Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e do IBAMA. A realização é da Facto Comunicação e as inscrições poderão ser feitas pelo telefone (81) 3328-4350 ou pelo e-mail seminários@facto.com.br.


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *