Presidente da Abracom mostra em meeting de marketing no RS como a comunicação atua no gerenciamento de crises

Ciro Dias Reis falou a mais de 102 profissionais em evento da Federasul


 


No último dia 10 de julho, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom, Ciro Dias dos Reis, participou do Meeting do Marketing, evento promovido mensalmente pela Federasul e coordenado pela jornalista Ana Cássia Henrich, em Porto Alegre. Cerca de 120 pessoas acompanharam a palestra, a maioria da área de assessoria de imprensa.


Ciro falou sobre o gerenciamento de crises e enfatizou que as empresas não podem mais ignorar as mudanças do mercado e da sociedade. E deu uma dica que diz respeito diretamente à prevenção de crises corporativa, a todos os profissionais da comunicação e às empresas que se preocupam com sua reputação. “A conduta das empresas é constantemente monitorada. Nesse sentido, a atitude mais eficiente é agir assim que forem detectados os elementos que potencialmente poderão evoluir para uma crise”, analisa o jornalista.


Foram apresentados alguns dados da Abracom sobre o período entre janeiro e abril de 2008. No Brasil, os veículos de comunicação noticiaram 185 crises, das quais pelo menos 75% não aconteceriam se fossem levados em conta indícios anteriores.


Para exemplificar, Ciro mostrou cases de empresas que souberam administrar momentos delicados por meio de estratégias eficientes de divulgação e gerenciamento, caso da Petrobras por ocasião do afundamento da plataforma P-36 e de empresas que imediatamente fazem recalls de seus produtos antes que problemas presentes venham a público de maneira desastrosa.


Outro ponto destacado por Ciro Dias foi sobre a força da internet na disseminação de notícias negativas sobre as empresas. “A web permite maior exposição e, portanto, maior risco”, alerta. “É a era do protagonismo. Na internet, qualquer um pode ser formador de opinião”, conclui.


 


Clique nos links abaixo para ver matérias da imprensa gaúcha a respeito da palestra:


 


Agências buscam colocação no mercado internacional


 


Quando prevenir… é a melhor atitude


 


Meeting do Marketing: presidente da Abracom destaca que veículos mantém o mercado corporativo sob uma lupa


 


Na crise, a prevenção é a melhor atitude


 


Presidente da Abracom, Ciro Dias dos Reis, fala na Federasul sobre prevenção de crises corporativa


 


Presidente da Abracom fala sobre gerenciamento de crise


 


Presidente da ABRACOM fala na Federasul


 


Crise é para ser gerida


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *