Antecipar o que acontece no mercado, entender e adaptar as necessidades dos clientes, agregar expertises de áreas diferentes da comunicação e abrir portas para o conhecimento global por meio de parcerias com agências internacionais foram as lições que o belga Jean-Léopold Schuybroek, vice-chairman da International Communications Consultancy Organization (ICCO), forneceu aos participantes do 1º Fórum Abracom de Gestão e Comunicação Empresarial. Para ele, as agências podem liderar o processo da comunicação porque estão acostumadas a trabalhar com objetivos de negócios e com cenários não controlados de mídia, tendo maior conhecimento para atuar com estratégias de comunicação digital.
José Luiz Schiavoni, presidente da Abracom e da S2, como debatedor do painel Panorama e Tendências na Comunicação, concordou com Schuybroek afirmando que as agências de comunicação empresarial devem se sofisticar atuando como consultorias mas, por enquanto, ainda precisam oferecer a estratégia para vender o trabalho tático. No encontro mediado por Ciro Dias dos Reis, segundo vice-presidente da Abracom e presidente da Imagem Corporativa, Schuybroek destacou que o negócio da comunicação passa por profundas transformações em função das demandas dos clientes, da profissionalização do setor, do impacto da globalização no negócio, das novas mídias e da pressão dos consumidores e das agências regulatórias por transparência.
Apesar do franco desenvolvimento, para Schuybroek há desafios a ser suplantados pelas agências, como o de liderar o processo da comunicação integrada e global focada no impacto que seus trabalhos provocam nos stakeholders e não apenas nos resultados financeiros. Ele também aponta para a batalha pela atração e retenção de talentos criativos, para a contínua necessidade de construir credibilidade para as agências e para a vantagem que elas possuem em relação aos novos canais digitais para fazer a diferença nas organizações.
FONTE: Abracom