As empresas hoje estão tratando a comunicação corporativa de forma mais estratégica, o que implica em mudanças no perfil de quem atua na área. Em 35,4% delas, já existe uma diretoria para cuidar da comunicação
Em 2002, 54% eram jornalistas e agora eles não ultrapassam os 35%. Já o número de profissionais de relações públicas cresceu, passando de 15,4% em 2005 para 22% em 2007. Os dados são de estudo realizado pelo Databerje, instituto de pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), onde foram ouvidas 164 empresas, que juntas faturaram no ano de 2006 cerca de US$ 360 bilhões ou 33,7% do PIB brasileiro.
De acordo com o levantamento, as maiores equipes – aquelas que contam com mais de seis funcionários – estão nas companhias de serviços, 35%. Embora metade delas não tenha um plano integrado de comunicação. “É curioso ver que existe uma diversidade de formação, com antropólogos e filósofos”, afirma Suzel Figueiredo, diretora do Databerje.
Outro ponto de destaque é que em 53% dos casos, as diretorias e gerências de comunicação
“No passado, era comum o RH controlar a comunicação com os funcionários”, diz Suzel. Mas isso mudou e a área de comunicação corporativa ganhou mais poder”. Tanto que aumentou em 6,9% o índice de empresas que possuem equipe
Em relação aos investimentos feitos pelas companhias na área de comunicação, se comparado a 2005, aumentou o percentual de empresas que investem até R$ 500 mil reais por ano na área, pulando de 28,2% para 35,4% este ano. “Os investimentos são tímidos para uma organização que emprega 5 mil funcionários”, diz Suzel. “Ou seja, ela aplica apenas R$ 100 per capita por ano”.
Vale ressaltar que 20,7% dos entrevistados não sabiam qual era o investimento atual da empresa. Desses, quase metade ocupa cargos de analista/especialista e estão concentrados nas áreas de recursos humanos.
A pesquisa aponta ainda que o mercado de comunicação corporativa é composto, predominantemente, por mulheres, com 76,2%. Embora os homens sejam maioria nos cargos de diretoria. Mesmo com a área tendo cres
Jornal Valor Econômico 05/11/2007 Página D8
FONTE: Valor Econômico