Suposto media training da Aberje causa desconforto entre agências

Por Marcelo Tavela


 


O Banco do Brasil promoveu, no início de setembro, uma tomada de preços para curso interno de comunicação, vencida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Até aí não há problema, a Aberje tem tradição em cursos na área, incluindo aulas in company. A grande questão está no conteúdo do curso: “Como se constrói o relacionamento com a Imprensa” e “O papel do representante institucional enquanto porta-voz”, tópicos típicos de media training, o que transforma a instituição em concorrente das agências que representa.


 


O fato não foi bem recebido por algumas agências de comunicação, principalmente as que participaram da tomada junto à instituição. A FSB, que foi convidada, enviou uma carta à Aberje. O Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação (Sinco) fez o mesmo. 



“Enviamos uma carta curta, a partir dos fatos colocados pela FSB, que também é nossa associada. Preocupa-nos uma concorrência entre uma associação de profissionais e empresas, entre outras coisas, pelos diferentes encargos de impostos”, comentou Luiz Roberto Serrano, presidente do Sinco. “Como resposta, a Aberje disse que a atividade está de acordo com o seu estatuto”.


 


Além de enviar carta, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) debateu o caso em reunião da diretoria na quarta-feira passada (17/10), que contou com presença de representantes da Aberje. “Foi uma reunião muito positiva. Expusemos nossas preocupações em estabelecer as fronteiras em relação aos serviços prestados pelas agências. A Aberje ouviu e explicou a posição deles”, disse José Luiz Schiavoni, diretor-presidente da Abracom.


 


 Na sexta-feira (26/10), a Abracom participa como convidada de reunião de diretoria da Aberje.


 


A direção da FSB não foi localizada até o fechamento desta matéria.


 


BB


 


A tomada de preços do Banco do Brasil foi feita por meio de carta-convite. Segundo a assessoria do banco, além da Aberje, outras duas instituições e algumas agências foram convidadas. Nomes e valores não foram divulgados.


 


Sobre o conteúdo, a assessoria do BB informou que o curso é acadêmico – por mais que empresas tenham sido convidadas a ministrá-los – e não um media training, e que os participantes não são fontes no banco. O objetivo seria “dar uma pincelada de comunicação” a alguns funcionários.


 


Aberje


 


A Aberje diz que a associação não concorre com seus associados, já que o curso não é um media training. O Comunique-se tenta, desde a semana passada, um contato com a diretoria da associação e com a coordenação de cursos, sem sucesso.


 


Conteúdo


 


O curso, que será oferecido em novembro, tem o nome “A importância da Comunicação e do Marketing para uma empresa moderna”. Os módulos têm tópicos como “Ferramentas de Comunicação e Marketing I e II” e “Construção da Imagem”, e entre os temas tratados estão “Quais os canais mais indicados para cada stakeholder”, “Como a comunicação ajuda na criação de valor”, “Os diversos públicos de interesse que formam a imagem da empresa” e “A força das novas mídias”.


 


Há também palestra com um fonoaudiólogo, seguida de exercícios práticos e laboratório com o tema de discurso institucional ou sustentabilidade, com gravação e análise.


 


Fonte: 1º Caderno


Comunique-se


FONTE: Comunique-se

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