Livros sobre Comunicação Organizacional abordam gestão de pessoas e relacionamentos

Já estão nas livrarias dois livros sobre comunicação organizacional que levam o nome de Marlene Marchiori. O primeiro, Cultura e Comunicação Organizacional: um olhar estratégico sobre a organização aborda a comunicação corporativa por meio da gestão de pessoas. A obra ultrapassa a racionalidade técnica das ações e traça um paralelo reflexivo entre a visão de mundo e a evolução das organizações e assim traz ao leitor o estudo da cultura, seus significados e conceitos para, finalmente, mostrar o olhar estratégico sobre a organização. O livro foi baseado na tese de doutorado de Marlene, realizada na Universidade de São Paulo, com orientação de Sidinéia Freitas e estágio na Inglaterra, junto ao Dr. Mike Featherstone.


 


Em Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional  que traz descobertas no campo dos relacionamentos, os profissionais de comunicação são requisitados no desempenho de uma nova função: visualizar e construir o futuro das organizações. Revela uma realidade cultural, formada por meio da comunicação, na sua construção de significados. Não se consegue ver tantas faces sozinho, assim oferece a visão de convidados ilustres na área de comunicação e cultura organizacional: Sidinéia Gomes Freitas, Paulo Nassar, Margarida Kunsch, Maria do Carmo Reis, Alexandre de Pádua Carrieri, Alfredo Rodrigues Leite-da-Silva, Maria José Guerra, Flávio Valsani, Ana Luisa de Castro Almeida, Georfravia Montoza, Gisele Bruno Grando, João Alberto Ianhez e Adriano Maricato, partilham com o leitor seus saberes. No fechamento, Marlene Marchiori, organizadora, relata sua descoberta e apresenta  uma proposta de um instrumento qualitativo de pesquisa na área de Cultura e Comunicação organizacional. Uma obra indispensável para gestores e  profissionais de comunicação.


 


Marlene Marchiori é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, relações públicas e pesquisadora. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com vivência na Notthingham Trent University no Theory, Culture and Society Centre. Graduada em Comunicação Social e Administração de Empresas. Professora convidada da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É autora de artigos relacionados à comunicação interna, cultura organizacional e relações públicas em diversas fontes de informação. É sócia da March Comunicação e consultora com experiência em diferentes organizações.


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *