Ética nas relações organizações / mídia

LVBA Comunicação e Maxpress, para comemorar seus 30 e 15 anos de mercado, respectivamente, convidam para o lançamento de um estudo inédito: “Ética nas Relações Organizações/Mídia”, desenvolvido pelo Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, a pedido da LVBA.


 


Do que se trata o estudo: “O estudo tem por objeto as relações entre um certo corpo de profissionais de comunicação institucional e profissionais de jornalismo. Relações constituídas por ações. Ações determinadas por interesses e geradoras de expectativas. Ações que devem respeitar limites, também definidos na relação.


 


O comunicador institucional e o jornalista compartilham – em certa medida – uma mesma idéia de si. Servem-se de um discurso de autodefinição semelhante. Nossa investigação procurou identificar os principais atributos dessa identidade profissional. Primeiramente, tanto jornalistas quanto profissionais de comunicação institucional afirmam relatar o real. Consideram a fidelidade ao mundo um critério de avaliação ético do próprio relato. Os primeiros falam em objetividade, os outros, em transparência.


 


Em segundo lugar, esses profissionais afirmam agir sobre a realidade. Consideram-se moralmente responsáveis pelo advento de um mundo mais justo. Nesse sentido, enquanto as notícias denunciam, a ação do profissional de comunicação institucional divulga toda iniciativa social da empresa para a qual trabalham. Tornando-a, assim, possível.


 


Esses dois traços – recorrentes no discurso identitário dos profissionais – justifica o plano do estudo: na primeira parte, a moral da transparência; na segunda, a da transformação.” – Clóvis de Barros Filho.


 


Serviço:


 


Dia 24/11/2006 – no Centro Britânico na Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros – São Paulo – Favor confirmar a presença:  com Eliana no telefone (11) 3039-0681.


 


Fonte: Portal da Comunicação


FONTE: Portal da Comunicação

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