Pesquisa da ABA aponta área de comunicação corporativa cada vez mais importante nas empresas

A análise do mapeamento da área de Comunicação Corporativa, realizado pela ABA e concretizado em junho de 2006 e apresentado no VIII Fórum Internacional de Estratégias de Comunicação Corporativa (realizado no final do mês passado em São Paulo), apontou algumas características muito interessantes, particularmente quando comparadas aos resultados levantados na enquete de 2002.


 


A principal delas é a percepção de que a área está sendo considerada mais estratégica, com aumento no reporte direto à presidência (47% para 69%), com nível de diretoria estabelecido (de 47% para 52%), número de membros na equipe similar à 2002 porém percebido como maior em relação ao período mais recente, e com verba anual consolidada, onde 75% apontou orçamento acima de R$ 500.000,00, e 20% com verba acima de R$ 10 milhões.


 


O perfil dos principais gestores da área está também se definindo: praticamente não há divisão entre gêneros; 50% são graduados em jornalismo; 76% fez pós-graduação ou MBA; e sua idade está na faixa entre 36 e 55 anos (74%).


 


Assessoria de imprensa, comunicação interna e ações próprias de responsabilidade social empresarial consomem mais de 70% do budget e das atenções da área. Responsabilidade Social é o fato novo, que não aparecia em 2002, e em alguns casos hoje até predomina.


 


Diante deste papel mais estratégico e uma demanda maior de serviços, o volume de terceirização de serviços aumentou, destacando-se o crescimento de Assessoria de Imprensa, e o surgimento de Geração de Material Institucional e Geração e Coordenação de Eventos Internos, que antes ou não existiam ou eram internalizados.


 


A Comunicação Interna também é espaço de atuação importante, e se utiliza fortemente de Intranet (71%), Revista da empresa (41%) e Mural ou Totem Eletrônico (38%).


 


Este mapeamento, realizado em formato de enquete, através de questionário eletrônico respondido por 56 empresas associadas ABA (cujo perfil demonstrou uma visão representativa do universo ABA), apesar de não ter valor de comparação com validação científica, permitiu gerar comparações válidas para esta análise. O Mapeamento da área é uma iniciativa do Comitê de Comunicação Corporativa, presidido por Fernanda Carvalho (gerente geral de comunicação da Philips do Brasil), e foi liderado por Luiz Fernando D.Garcia (ESPM), com a participação do prof. Helder Haddad (ESPM), com software de pesquisa HRSurvey (cedido graciosamente pela HR SMart).


 


O Associado da ABA poderá acessar o resultado completo da pesquisa na área logada do site: www.aba.com.br , na pasta do Comitê de Comunicação Corporativa – Trabalhos Concluídos.


 


Fonte: MaxPress


FONTE: MaxPress

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