Profissionais de comunicação, juristas e políticos participaram de encontro promovido pela Abracom
Profissionais de comunicação, especialistas em marketing político, assessores de governos e de parlamentares participaram no último dia 19 do 1º seminário de Comunicação Política, promovido pela Abracom, dentro da série Diálogos. O encontro foi realizado no Espaço By Vivas. Entre os debatedores, estiveram o deputado federal Osmar Serraglio (PDMB-PR), que foi relator da CPI dos Correios, Sérgio Kobayashi, jornalista e especialista em marketing político, o secretário de comunicação da Prefeitura de São Paulo, Marcus Vinicius Sinval. Ao longo dos painéis e de debate final, 112 profissionais de diversas áreas estiveram presentes no evento.
O presidente do Conselho de Ética da Abracom,
No primeiro painel do encontro, com o tema comunicação eleitoral e o marketing de governos, os debatedores mostraram experiências de trabalho em campanhas eleitorais e também na comunicação de governos que mostram a preocupação com Ética e transparência no desenvolvimento de campanhas.
No debate sobre mídias e meios foram apresentadas ferramentas essenciais para a comunicação política, como o desenvolvimento de campanhas para
A especialização das consultorias em comunicação também foi debatida no evento. E foi apontada uma tendência crescente de dividir as campanhas políticas entre especialistas de áreas diversas, para dar conta das necessidades dos comitês.
O painel sobre legislação abordou justamente os impedimentos legais em campanhas políticas, especialmente em um momento no qual a legislação está em constante questionamento e sofre alterações às vésperas do processo eleitoral. A sintonia entre o trabalho de comunicação e o departamento jurídico, em uma campanha eleitoral, foi considerada essencial para minimizar riscos de questionamentos.
No painel de encerramento, o deputado Osmar Serraglio destacou a importância de uma profunda revisão no formato dos contratos de comunicação de governo. Com base nas investigações da CPI, o deputado defendeu a necessidade de critérios muito precisos nas licitações. E de limites orçamentários para os gastos com propaganda e comunicação.
O jornalista Sergio Kobayashi expôs o projeto que desenvolveu para a Prefeitura de São Paulo, que prevê a criação de uma agência municipal de relações públicas, quando ocupava a secretaria municipal de comunicação, em São Paulo. Este projeto, que hoje é administrado pelo atual secretário, Marcus Vinicius Sinval, também presente na mesa de encerramento do evento. Kobayashi e Sinval explicaram que o projeto dá ao governo uma política que integra todas as ferramentas de comunicação, sejam do campo da publicidade ou da comunicação organizacional.
Para a diretora da Abracom na região Sul, Lara Sfair, o encontro mostrou “a necessidade de reunir os profissionais de comunicação em torno dos temas mais importantes para o setor. E a regional Sul da Abracom quer trazer novas temáticas para o debate, a fim de ampliar o conhecimento do mercado sobre o trabalho das agências de comunicação”, afirmou.
O seminário sobre Comunicação Política teve patrocínio da ByVivas Comunicação, com apoio da AMP, da Uvepar, do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, da Fenaj, da Confederação dos Municípios, da Abert e da Sexpar.
FONTE: Abracom