Com apenas um ano, Marca Brasil ganha reconhecimento e contabiliza 1.045 pedidos de uso

É em grande estilo que a Marca Brasil comemora seu primeiro ano de existência. Aniversariando em pleno mês de carnaval, será levada à Marquês de Sapucaí pelos braços da Portela no próximo dia 27. Com o samba-enredo “Brasil, marca a tua cara e mostra para o mundo”, a tradicional escola de samba carioca, apoiada pelo Ministério do Turismo, vai contar e cantar a história do povo brasileiro. “Nosso maior tesouro”, como diz a letra, a Marca Brasil vai estar presente na Ala da Paz, que encerra o desfile, além dos uniformes de toda a equipe da agremiação. Vai envolver foliões e público com suas formas multicoloridas e sinuosas.

A Portela é apenas uma das entidades, empresas e instituições diversas que solicitaram o uso da Marca Brasil desde 18 de fevereiro do ano passado, quando o logo foi apresentado na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). De lá para cá, já se somam exatas 1.045 solicitações. Lançada pelo Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) – com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) e Secom (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica) –, a Marca nasceu como identidade do turismo brasileiro no exterior e acabou sendo adotada também por importantes setores nacionais de exportação.

Das 1.045 solicitações, 48,61% são de empresas de turismo e 28,90% de empresas que comercializam produtos ou serviços no exterior. A mais nova a aderir é a TAM, que, junto com a Varig, é a segunda companhia aérea a estampar a Marca Brasil em sua frota de aviões. Seu atual coração verde-amarelo será substituído pelo logo multicolorido. A idéia é também aplicá-lo em todo material promocional e campanhas de mídia da empresa no exterior. Para citar apenas alguns casos, hoje, o símbolo já está presente em anúncios da CVC, grupo Accor, produtos de exportação da Matte Leão, Nestlé e Carrefour, sandálias da Grendene e ações da APEX no mercado internacional.

“A aceitação da Marca neste um ano, não só pelo segmento de turismo, indica que ela foi reconhecida e adotada pela própria sociedade como um símbolo internacional que traduz o País”, declara o diretor de Marketing da EMBRATUR, Edson Campos. O mercado concorda. Para Márcio Cocaro, da área de Planejamento de Marketing da Grendene, “ela é carregada de brasilidade e agrega muito ao produto”. Neste mês, a empresa de calçados disponibilizou a sandália Ipanema Rio, que traz a Marca, para seus clientes em todos os continentes. A Grendene estuda realizar ainda ações promocionais casadas ao calendário de feiras internacionais em que a EMBRATUR participa no exterior (são 40 em 2006). Já agora em abril, levará 200 pares da Ipanema Rio à feira alemã ITB Berlim, que acontece entre os dias 08 e 12, um dos principais eventos de turismo do mundo.

Criada a partir de resultados apontados por pesquisas para formatação do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, que dá as bases para a promoção turística verde-amarela pelo mundo a fora, a Marca Brasil reflete pontos como alegria, sinuosidade, luminosidade e modernidade. O designer Kiko Farkas, da Máquina Estúdio, vencedor do concurso promovido em parceria com a ADG (Associação dos Designers Gráficos) para criação do símbolo, explicou que as cores utilizadas representam elementos brasileiros presentes no subconsciente do turista internacional. Dessa forma, o amarelo está ligado a sol e luminosidade; o azul ao céu e águas; o verde às florestas; o vermelho e o laranja às festas populares; e branco às manifestações religiosas.

We do it d!fferent: Apex-Brasil agrega a Marca aos produtos de exportação
O currículo de atuação da Marca Brasil é extenso – e não pára de crescer. Em 2005, durante o Ano do Brasil na França encabeçou a campanha do Pão de Açúcar em supermercados parceiros da rede. Agora, em ano de Copa do Mundo, é guarda-chuva da campanha internacional “We do it d!fferent”, promovida pela APEX-Brasil para ressaltar diferenciais dos produtos brasileiros. Num esforço de promoção que pega carona na Copa, foi lançada na Alemanha no início do ano. “A Marca soma e agrega. Temos a utilizado nos eventos gerenciados pela APEX e de forma específica junto a diferentes setores”, conta o diretor da Unidade de Eventos Internacionais da Agência, Juarez Leal, explicando que os segmentos de frutas, moda, arte, cinema e entretenimento têm maior aderência à vivacidade do símbolo.

O aniversário é da Marca, mas quem comemora junto é o presidente da CVC, Guilherme Paulus: “Há um ano ganhamos um presente que veio ao encontro do que o setor almejava. Hoje já começa a haver uma identificação maior de Brasil”. Paulus conta que ela está presente em todo o material promocional produzido pela empresa dentro e fora (Argentina, Uruguai, Portugal e Espanha) do Brasil. Também está estampada no cruzeiro Pacific, que viaja pela costa nordeste brasileira, e, a partir de março, será colocada na bolsa de viagem que cada passageiro da CVC recebe ao comprar um pacote.

Rosa Chá, Penalty, Guaraná Antarctica e ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) são também empresas que já fizeram ações promocionais com o símbolo. A partir deste ano, ainda no primeiro semestre, será criado o Comitê de Gestão da Marca, formado por representantes da EMBRATUR, Secom, APEX-Brasil, CNI (Confederação Nacional da Indústria) e federações regionais de indústria. O comitê será o responsável por avaliar as solicitações de uso.

Fonte: www.embratur.gov.br

FONTE: Embratur

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