SUCESU 40 anos ? A História da TI no Brasil

A diretoria nacional da SUCESU – Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações -,  promove nesta próxima quinta-feira, dia 8, em São Paulo, um café da manhã para o lançamento do projeto comemorativo de 40 anos de criação da entidade, que será realizado com uma série de ações previstas durante todo o ano de 2006

Ainda raros no Brasil, na década de 60 os computadores começaram a ser cada vez mais necessários na vida das grandes empresas, órgãos do governo federal e universidades. Eles eram símbolo de status e exibidos com orgulho nas salas envidraçadas dos Centros de Processamento de Dados (CPDs), um mundo à parte no mundo corporativo da época, ao qual tinham acesso somente os profissionais diretamente envolvidos – uniformizados em jalecos brancos – e pessoas autorizadas.

Caminhando em paralelo à história da informática no Brasil, a diretoria nacional da SUCESU aproveita a data de comemoração de 40 anos de sua criação, para lançar uma série de eventos comemorativos que irão destacar os principais casos e profissionais que participaram do desenvolvimento e popularização da tecnologia no país.

O evento de lançamento do projeto SUCESU 40 ANOS – A História da Informática no Brasil será no próximo dia 08, quinta-feira, na capital paulista, quando serão apresentadas, em primeira mão, as iniciativas que pretendem resgatar a história da SUCESU, fundada em dezembro de 1965.

“A partir deste referencial, queremos traçar a evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação no mercado brasileiro. Vamos contar e relembrar grandes histórias”, diz Luiz Alberto Matzenbacher, ex-presidente da entidade, atual vice-presidente da Nacional e coordenador do projeto SUCESU 40 anos.

O evento desta próxima quinta-feira marca o início das comemorações e lança ao mercado a oportunidade de participação conjunta nas ações previstas para 2006. Serão  realizadas homenagens aos principais personagens do Setor nos últimos 40 anos, a criação de um DVD com depoimentos, o lançamento de um livro e um fórum internacional com a participação de empresas, governos e academia para discutir o futuro e as principais tendências dos próximos 40 anos, além da criação de um memorial das tecnologias, entre outras atividades.

“O ano de 2006 será um marco importante para a SUCESU, que em todos estes anos vem efetivamente contribuindo na defesa e desenvolvimento do setor de TI e Telecom no  Brasil”, diz  Jorge Calmon de Bitecourt Filho, presidente da SUCESU Nacional. “Nossa missão passa pela difusão de idéias que são do interesse comum dos nossos associados e este projeto irá gerar uma série de ações que ratificam nosso compromisso com a cultura e a memória do Setor no país”, conclui o executivo.

Para confirmação de presença, agendamento de entrevistas e mais informações, entre em contato com Cristina Turnes pelo e-mail cturnes@ctcom.com.br  ou pelo telefone 11. 3161-0001

Sobre a SUCESU – Criada em 1965 no Rio de Janeiro como Sociedade de Usuários de Computadores e Equipamentos Subsidiários, por um grupo de usuários que se reunia para debater e buscar soluções em conjunto, a SUCESU é a maior e mais antiga entidade representativa do setor. Sem fins lucrativos, é voltada para a defesa dos consumidores e do desenvolvimento da Informática e Telecomunicações no Brasil. Logo se disseminou com regionais em diversos estados e com a criação de uma Nacional com sede em Brasília. Hoje, são 19 Regionais e cinco mil associados (pessoas jurídicas), o que corresponde a um total de mais de 100 mil pessoas físicas associadas. A finalidade principal da SUCESU é defender os direitos de seus associados, difundir idéias que sejam de interesse comum e representar politicamente todos os integrantes da entidade. Os associados são atendidos pela SUCESU com uma série de eventos que incluem de seminários e palestras a feiras e congressos de âmbito nacional a internacional, e a participação em fóruns setoriais, entre outras ações. Por meio da entidade, o usuário tem facilidade de acesso às autoridades e espaço na mídia para divulgar idéias, ou defender seus interesses.

SERVIÇO: 

    • Dia 8 de dezembro de 2005, quinta-feira, às 9h00
    • Amcham Business Center (Rua da Paz , 1431 – Chácara Santo Antônio – SP) Estacionamento Gratuito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *