Sindicato oferece curso sobre economia e desenvolvimento sustentável para jornalistas

O Departamento de Formação Profissional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo com patrocínio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza oferece no período de 15/10 a 05/11 o curso “Economia e Desenvolvimento Sustentável”.

O objetivo do curso é oferecer aos jornalistas subsídios sobre a perspectiva ambiental e econômica do desenvolvimento sustentável, favorecendo um tratamento mais qualificado da questão na cobertura econômica dos meios de comunicação de massa. 

De obstáculo ao desenvolvimento, como era visto por grande parte dos agentes do mercado até os anos 80, o meio ambiente passou na década seguinte a ser valorizado como variável obrigatória e transversal nas mais diferentes dimensões das economias locais, nacionais e global, principalmente com o fortalecimento do conceito de desenvolvimento sustentável no cotidiano das políticas públicas e do mundo dos negócios.

A promoção de empreendimentos ambientalmente amigáveis é vista hoje como mola propulsora de prestígio cidadão das corporações privadas e dos governos e geradora de lucros mais sustentáveis do ponto de vista da manutenção de recursos naturais indispensáveis às atuais e futuras gerações.  Queremos com esse programa contribuir para a superação de uma lacuna nos projetos de formação em meio ambiente para jornalistas.

No programa temas como: Meio ambiente e recursos naturais na teoria econômica; Industrialização predatória versus economia sustentável; Sustentabilidade dos negócios – certificações e mercados verde; Fundos de investimento ambiental e o mercado de carbono; a pauta ambiental no jornalismo econômico; globalização, comércio e meio ambiente.

O curso vai de 15/10 a 05/11, com aulas somente aos sábados, das 10h00 às 17h00 e será realizado na Ação Educativa, que fica na rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (próximo ao Mackenzie da Rua Itambé). As inscrições custam R$ 25,00 para sindicalizados e pré-sindicalizados e  R$ 50,00 para não sindicalizados. Informações e inscrições com Marlene ou Daniela, nos telefones (11) 3217 6299 ramal 214 e (11) 3217 6290, de segunda à sexta, das 9h00 às 18h00 ou pelo email: cursos@sjsp.org.br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *