Lançamentos consolidam a área da Gestão da Comunicação

Publicações marcam a trajetória de um dos mais importantes cursos de especialização ? pós-graduação lato sensu, na área de Comunicação, ministrada na ECA-USP há mais de dez anos ? e demarcam a consolidação da área de estudo chamada Gestão da Comunicação.



Dois lançamentos na área da Comunicação marcam o mês de março. Gestão da Comunicação ? no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo, organizado pela jornalista e professora Roseli Fígaro e editado pela Atlas; e a Revista Comunicação & Educação, sob a responsabilidade das professoras Maria Aparecida Baccega e Maria Cristina Costa, que sai agora, em seu décimo ano, pela Editora Paulinas.



O livro Gestão da Comunicação reúne um elenco do mais alto grau acadêmico (Carlos Montaño, Ismar de Oliveira Soares, Luis Antônio Paulino, Luiz Carlos Merege, Maria Aparecida Baccega, Maria Cristina Costa, Maria da Graça J. Setton, Maria Inês Rosa, Maria Lourdes Motter, Maria Tereza L. Fleury, Ricardo Antunes, Robert Henry Srour, Roseli Fígaro, Solange Couceiro de Lima e Sylvia Leser de Mello) para tratar de temas fundamentais que perpassam a gestão da comunicação em ambientes empresariais, culturais e educacionais. A interdisciplinaridade é o eixo da obra, mostrando ao leitor, profissional da comunicação ou não, a complexidade que envolve as ações na área da gestão da comunicação. A proposta do livro é superar a tradicional visão funcional e de mão única que ainda mantém a hegemonia nessa área, tratando de temas como: cultura, cultura na organização, educação, Organização Mundial do Comércio, mudanças no mundo do trabalho, terceiro setor, cooperativismo e economia solidária.



A revista científica Comunicação & Educação, com projeto gráfico renovado, é referência nacional e latino-americana sobre a temática, completa dez anos consecutivos de circulação e aborda especificamente as inter-relações Comunicação/Cultura/Educação. A capa desta edição é dedicada à prática do radiojornalismo. Traz ainda artigos sobre os temas: influência das mídias digitais, comunicação e resistência, comunicação como conhecimento e experiência pedagógica com a câmara de vídeo na escola. Um dos principais objetivos da revista Comunicação & Educação é procurar levar ao educador a necessidade de se conhecer os meios e saber utilizá-los a favor de seus objetivos. É bibliografia básica para a formação do profissional que atua em educação, campo denominado por seus estudiosos de "pedagogia dos meios". Ou seja, a revista enfoca a relação comunicação/educação com base na transdisciplinaridade necessária à formação de sujeitos capazes de selecionar e relacionar as informações úteis para o conhecimento, à medida que conhecer e dominar a construção e edição do mundo de representações dos produtos culturais permite aos cidadãos maior autonomia e visão crítica.



Lançamento: 16 de março de 2005 ? 19 h. Casa do Saber, rua Dr. Mário Ferraz, 414 ? Jardim Paulistano. São Paulo. (11) 3707 8900

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *