Apresentação
Um dos grandes desafios que a modernização constante do mundo globalizado impõe é a adaptação do homem ao meio ambiente. Fenômenos relacionados à velocidade das transformações repercurtem na mídia, nas empresas, nos partidos políticos e em toda parte. Políticas de gestão organizacional reconhecem nas pessoas, na informação e na comunicação componentes fundamentais para uma dinâmica e transparência empresarial baseada nos valores da cooperação, solidariedade, confiança e ética. Estes mecanismos legitimam diversas iniciativas através da comunicação integrada gerenciada por ações de relações públicas. Nesse sentido, esse cenário avaliza a preocupação que o comunicador deve ter na gestão da mudança social.
Objetivo
Discutir o papel do comunicador no cenário apresentado e os seus reflexos na construção da arquitetura social; assim como, dimensionar as Relações Públicas nessa nova visão de mundo, incorporando-a, sobretudo, em suas relações com o sistema produtivo e com a sociedade, em face da nova realidade empresarial e institucional.
Dia 30 de Novembro – Auditório – Subsolo
9h30 – Abertura
Prof. Dr. Ricardo de Hollanda, diretor do Departamento de Comunicação Social (UGF)
9h45 – A Diplomacia Empresarial como Estratégia em Relações Públicas
Jornalista Ms. Marcos Troyjo, Vice-Presidente do Jornal do Brasil
10h às 11h – 1º Painel – A Visão Acadêmica e Profissional
Tema: A Visão Acadêmica na Formação do Perfil Profissional
Drª Margarida Maria K. Kunsch, Professora titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Relações Públicas, mestre e doutora em ciências da comunicação, livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional pela ECA/USP e autora de vários livros.
Tema: A Visão Profissional nos Diversos Segmentos da Comunicação Empresarial.
Dr. Paulo Nassar, escritor, jornalista e presidente-executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial-ABERJE. Mestre e doutorando em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-ECA/USP.
Moderador: Prof. Ms. Roberto Fonseca Vieira (UGF)
11h10 às 12h10 – 2º Painel – A Visão Macro e Micro
Tema: Visão Macro Empresarial do Mercado de Trabalho
Fernando Quaresma, jornalista, relações públicas e publicitário. Assessor de Comunicação da Petrobras.
Tema: Visão Micro Empresarial do Mercado de Trabalho
Cezar Kirszenblatt, gerente de Área de Estratégias e Diretrizes do SEBRAE/ RJ.
Moderador: Profa Terezinha Santos (UGF).
12h15 às 13h – Debate e Encerramento
Moderador: Prof. Ms. Roberto Fonseca Vieira (UGF).
Inscrições gratuitas através do site www.ugf.br
Entrada por ordem de chegada.
Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ