Confira os vencedores do I Prêmio Engenho de Comunicação

Para celebrar oito anos de atuação, a Engenho Criatividade & Comunicação entregou na noite desta quarta-feira (10/11) o I Prêmio Engenho de Comunicação. A solenidade de premiação aconteceu na Praça de Eventos da Casa Cor Brasília 2004. O Prêmio, que nesta primeira edição contemplou 11 categorias, será conferido anualmente a profissionais, veículos e cases de comunicação empresarial que se destacarem nos doze meses anteriores à premiação.





Conheça o premiados:





Categoria Melhor Publicação Empresarial do DF – Revista Fecomércio



A Revista Fecomércio é uma publicação mensal do Sistema Fecomércio do Distrito Federal. É considerada o principal veículo de comunicação regional especializado em economia, finanças, varejo, mercado e negócios. Em seu oitavo ano de circulação, conta com uma tiragem de 30 mil exemplares, e destina-se aos empresários do Distrito Federal, lideranças políticas e sociais. São colaboradores fixos da Revista Fecomércio, o economista Raul Velloso, com a coluna Economia, e o jornalista Álvaro Pereira, com a coluna Política. A coordenação editorial da revista é do jornalista Álvaro Pereira e a edição-executiva é da jornalista Wanessa Saia.





Categoria Comunicação Voltada ao Aprimoramento das Relações Humanas -Cláudia Matarazzo



Jornalista, trabalhou durante oito anos no Grupo Abril, recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo por seus trabalhos na Revista Casa Claudia. Hoje, assina uma página de comportamento na revista de bordo "Classe" da Tam, e escreve semanalmente na revista "Já" do Diário de São Paulo e no jornal Tribuna de Santos. Na televisão, começou apresentando o programa "Dois na Cidade" pela Abril Vídeo e trabalhou na TV Cultura apresentando programas culturais. Em 2000, apresentou na Rede Globo, um quadro semanal sobre Etiqueta no programa "Mais Você". Em 1997, estreou com "Weekend" na musical FM com dicas de lazer e cultura. Entre 1999 e 2000 também comandou diariamente o programa manhã Bandeirantes, na rádio Bandeirantes AM. Claudia também é autora de oito livros voltados para o aprimoramento das relações interpessoais.





Categoria Empreendedora da Comunicação no DF – Consuêlo Badra



Jornalista há 33 anos, Consuêlo Badra já trabalhou na TV Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, no Jornal Última Hora, revista Manchete, revista Vogue, revista Cláudia, além de diversos órgãos de comunicação. Atualmente, é empresária, proprietária da Revista Foco e escreve uma coluna diária no Jornal Tribuna do Brasil. Em 1995, Consuelo identificou uma lacuna no mercado de comunicação em Brasília e lançou-se ao desafio de lançar a revista Foco, publicação voltada para a cobertura política, comportamento, saúde, esporte, gastronomia, turismo, moda e artigos escritos por conceituados jornalistas. Quase dez anos depois, a revista, editada mensalmente, é leitura obrigatória para os formadores de opinião de Brasília e Goiânia.





Categoria Renovação da Linguagem Jornalística: Coluna PS, jornalista Paula Santana do Jornal de Brasília



Paula Santana formou-se em Jornalismo e Letras pelo Uniceub. Mas sua verdadeira vocação foi sempre a jornalística. Com 10 anos de profissão, Santana tem especializações na área de moda, fez cursos nas mais conceituadas escolas italianas: Domus, Instituto Europeu de Design, em Milão; e Citer, na Bolonha. Todos os anos, acompanha o circuito de desfiles nacionais e internacionais de moda. Trabalhou no Correio Braziliense e no Jornal de Brasília, onde desde março de 2001, publica a coluna PS, diariamente. A coluna cativa os leitores pela linguagem simples, pelas informações exclusivas e pela forma charmosa de expor seus próprios pontos de vista.



Gestão de Negócios em Comunicação ? Álvaro Teixeira da Costa, diretor-presidente dos Diários Associados



Álvaro Augusto Teixeira da Costa formou-se em engenharia mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais. E foi assim, como engenheiro que ingressou, em novembro de 1965, nos Diários e Emissoras Associados. Aos poucos, o engenheiro foi dando espaço para o homem da comunicação. Em 1975, foi nomeado Diretor Industrial dos Diários Associados de Minas, cargo que exerceu até abril de 2000. Em abril de 1992, foi eleito também membro do Condomínio Acionário dos Diários Associados. Posteriormente, foi nomeado Diretor Executivo do Grupo Associados Minas. Em 2002, tornou-se Presidente do Jornal Correio Braziliense e Secretário Geral do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados. De Secretário Geral passou a Vice-Presidente da Comissão Plenária e Presidente da Comissão Executiva do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados, em abril de 2003. Em 2004, foi reeleito Vice-Presidente da Comissão Plenária do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados.





Categoria ?Comunicador? da Comunicação ? publicitário Pedro Abelha



O carioca Pedro Abelha chegou a Brasília com 10 anos de idade. Formou-se em Direito pela AEUDF, mas nunca se interessou realmente pelo mundo das leis. Abelha assumiu a coluna Mídia do Jornal Hoje em Dia, no Caderno Brasília, em maio de 2003, com a morte do saudoso Sizinho. Acredita que o mercado da comunicação em Brasília está em verdadeira ebulição, que a cidade é o eldorado para os comunicadores bem preparados. Como presidente do Sindicato dos Publicitários de Brasília classifica a capital como o terceiro mercado publicitário do País, devido à presença do Governo Federal.





Categoria Jornalismo Comunitário ? Jornalista Márcia Wictzak

Programa Globo Comunidade ? TV Globo




Quando foi criado, o Globo Comunidade era uma extensão do jornal DFTV. Os editores selecionavam as reportagens de maior interesse do público, que eram reeditadas e adaptadas para o formato do programa. Entrevistas no estúdio complementavam os assuntos. A partir do ano 2000, sob o comando da jornalista Márcia Witczak, o Globo Comunidade passou a ser temático e inédito. Sem formato rígido, a idéia é deixar o "oficial" de lado e abrir um espaço para as iniciativas comunitárias. Mostrar o que a população faz por ela mesma para melhorar a qualidade de vida. O programa vai ao ar semanalmente, todos os domingos.



Márcia Witczak

Márcia Witczak é gaúcha, mas cresceu em Brasília. Em 1995, formou-se em Comunicação Social pela UnB. Passou pela TV Brasília e TV Bandeirantes antes de se juntar ao time de repórteres do DF TV. Apaixonada pelo jornalismo comunitário, em 1998, mudou-se para a Europa para fazer estágio em uma televisão comunitária, a No Telé em Turnay, na Bélgica. Voltou para a Globo com um projeto para o programa Globo Comunidade. Márcia queria um espaço para aproximar o público da televisão: um programa temático com mais tempo para entrevistas e sempre com a participação das comunidades interessadas. Desde 2000, produz, edita e apresenta o Globo Comunidade.





Categoria Maior Espaço Dedicado às Notícias de Brasília – Jornal da Comunidade



O Jornal da Comunidade foi criado em 1990 e, desde então, é uma publicação completamente voltada para os brasilienses. Dedica-se a tratar dos problemas mais próximos da comunidade: temas políticos, pautas econômicas, questões de comportamento, qualidade de vida, cultura e gastronomia. Com uma tiragem de 110 mil exemplares, o jornal alcança a população de maior poder aquisitivo do Distrito Federal. É distribuído, gratuitamente, nos finais de semana, nas Asas Sul e Norte, Lagos Sul e Norte, setores Sudoeste e Octogonal e, mais recentemente, em Águas Claras. Segundo pesquisas de opinião realizadas no Distrito Federal, o Jornal da Comunidade, hoje, é um dos mais importantes veículos de comunicação da cidade, pois participa ativamente, influenciando e colaborando para o desenvolvimento de Brasília e de seus cidadãos.





Destaque Especial na Comunicação – Maria Vandira Peixoto



A pernambucana Maria Vandira Peixoto está em Brasília há 30 anos. Formada em Terapia Ocupacional e Administração de Empresas, Vandira nasceu com a verdadeira vocação para realizar trabalhos de assessoria parlamentar, atividade que desenvolve há mais de quinze anos. Vandira já assessorou quatro ministros de Estado, deputados e senadores. Declara-se uma apaixonada por Brasília e pelo trabalho que realiza, prestando relevantes de serviços de interlocução entre os representantes do poder público e a sociedade.





IN MEMORIAN ? Homenagem ao publicitário Assis Alves

Criador da Coluna ?Mídia? do Jornal Hoje em Dia




Francisco de Assis Alves, o saudoso Sizinho, nasceu em Juazeiro do Norte, Ceará. Formou-se em Marketing e Comunicação Social, fez especialização em Publicidade, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Trabalhou em vários veículos de comunicação de Brasília, sempre na área comercial: EBN, Radiobrás, Correio Braziliense, Rede Globo de Televisão, Rede Record, SBT, TV Bandeirantes, Gazeta Mercantil, Jornal de Brasília, Revista Foco, Jornal Hoje Em Dia. Durante 15 anos, participou ativamente dos trabalhos do Sindicato dos Publicitários de Brasília. Por 10 anos, foi parte integrante da Diretoria do órgão. Para conversar com os amigos e manter-se em sintonia com seus pares, Sizinho organizava todos os meses o almoço de confraternização do Mercado Publicitário. Festeiro, foi o idealizador da Festa do Mercado Publicitário do Distrito Federal, evento que acontece todos os anos no dia 04 de dezembro. Criou a coluna sobre o Mercado de Comunicação, Propaganda e Marketing do DF na revista Foco e a partir de fevereiro de 2003, começou a publicá-la no Caderno Brasília, do Jornal Hoje Em Dia.





Destaque no Investimento em Comunicação Empresarial – Adelmir Santana, presidente da Fecomércio



Empresário de sucesso no Distrito Federal, Adelmir Santana exerce papel de liderança nos setores de Comércio e Serviços local. Presidente do Sistema Fecomércio-DF, que agrega Federação do Comércio, SESC, Senac e Instituto Fecomércio no âmbito do DF, Adelmir dirige entidades que têm como missão promover o desenvolvimento econômico e social do DF, por meio de ações integradas dos 26 sindicatos filiados à federação e de seus braços sociais SESC e Senac, cujos objetivos são os de proporcionar bem-estar, qualidade de vida e qualificação profissional aos comerciários do Distrito Federal. Formado em Administração, Adelmir Santana veio para Brasília em 1964. Na capital federal, foi funcionário público, atuou na indústria farmacêutica, e em 1986 ingressou, empresarialmente, no comércio farmacêutico. Com experiência e representatividade no segmento, Adelmir consolidou a rede de Drogarias Vison, formada atualmente por 17 lojas localizadas em shoppings e quadras comerciais do Distrito Federal. Participante e ativista dos setores de Comércio e Serviços, Adelmir Santana acumula, ao longo dos anos, importantes cargos e condecorações. Pelo investimento que faz em Comunicação Integrada e pela confiança que deposita nos comunicadores de sua equipe, o presidente da Fecomércio recebe o prêmio especial de Investidor na Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *