Evento reuniu 50 pessoas no auditório da FIA/USP, em São Paulo
Clique sobre as imagens para ampliar.
A Abracom realizou em outubro o primeiro curso de extensão universitária voltado para a gestão de negócios das agências de comunicação. Promovido em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP -, o curso teve um inédito foco nos negócios das empresas do setor.
Com carga horária de 20 horas, o curso teve a participação de 50 pessoas. Todas as vagas abertas para a atividade foram preenchidas por proprietários de agências, diretores de atendimento, gerentes e também profissionais da área de comunicação no setor público. Participaram empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Ceará.
Temas como planejamento, marketing de negócios e ferramentas de comunicação integrada fizeram parte das palestras. As aulas foram ministradas pelos professores Maria Clotilde Perez, Mitsuro Yanaze, Margarida Kunsch e Arlindo Ornellas, todos da ECA/USP.
Segundo sondagem feita entre os participantes, o curso foi consideram satisfatório por 77% dos presentes. A organização foi avaliada como ótima por 72% dos alunos e a estrutura da FIA/USP, onde foi realizado o curso, recebeu 73% de avaliação positiva.
O nível de interação das palestras foi considerado bom por 56% e ótimo por 44% dos inscritos. O conteúdo do curso recebeu avaliação positiva da maioria dos participantes. 56% consideraram as palestras boas, 29% avaliaram como ótimas, 12% como regular e 3% como ruim.
A duração do evento foi criticada pela maioria dos alunos. 22% acharam o tempo suficiente, porém mal distribuído. Outros 22% avaliaram o tempo como insuficiente para abranger o conteúdo. 16% consideraram o tempo muito longo para o conteúdo e 40% acharam o tempo de duração bom e bem distribuído.
Entre os comentários feitos pelos participantes, ficou clara a necessidade de realização de novas atividades voltadas para a gestão de negócios. 30% dos alunos optaram por cursos novos na área de gestão estratégica. 23% querem cursos sobre gestão de pessoas, 20% indicaram a área de gestão de recursos financeiros e 11% escolheram a área tecnológica.
As ferramentas básicas da comunicação corporativa também foram apontadas como temas necessários para a realização de cursos, com destaque para avaliação de mensuração e planejamento estratégico, cada uma delas apontada por 17% dos participantes.
Na área restrita o site, os associados podem fazer o download da avaliação completa do curso.
Clique aqui para ler a entrevista da diretora de Capacitação Profissional da Abracom.