A Abracom acaba de realizar a primeira pesquisa sobre o setor, feita de forma organizada e com maior abrangência. A partir dela, a Abracom vai construir um histórico mais consistente sobre os dados do setor e formar uma base de dados.
A pesquisa foi realizada pela EP ? Escritório de Pesquisa Eugênia Paesani, empresa de Consultoria de Pesquisa e Planejamento, fundada em 1985. Realiza pesquisas de Marketing, Comunicação, Mídia e Opinião Pública em todo o Brasil e América Latina e pertence a Eugênia Paesani e Bárbara Corrales.
A amostragem é representativa, uma vez que a Abracom reúne 80% das agências mais importantes do País e seus resultados podem ser extrapolados para o universo total das agências de comunicação.
Confira abaixo os resultados da pesquisa
UNIVERSO PESQUISADO
Foram ouvidas 74 agências de Comunicação, das 87 afiliadas da Abracom. Deste total, 54 estão localizadas no Estado de SP e 20 em outros estados (Rio de Janeiro, Brasília, Pará, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul).
Essas empresas foram classificadas como:
– 47% pequenas (com até 5 empregados e faturamento até R$500 mil )
– 36% médias (6 a 15 funcionários e faturamento de R$500 mil a R$5 milhões)
– 16% grandes (mais de 15 funcionários e faturamento superior a R$5 milhões)
CRESCIMENTO EM NÚMEROS
Este é um segmento com muita vitalidade e em plena expansão. É relativamente novo, pois 70% das empresas foram constituídas depois dos anos 90. De 90 até hoje, um crescimento de 150% no número de agências.
Em 90 eram 21.
O boom acontece entre 91 e 95, quando o crescimento foi de 100% (foram criadas mais 22 empresas).
De 96 a 2000, o aumento foi de 56% (mais 24 empresas).
O crescimento em detalhes:
– 28% foram fundadas até 1990
– 30% de 1991 a 1995
– 32% de 1996 a 2000
– 9% a partir de 2001
EMPREGOS
Anualmente, a oferta de postos de trabalho neste setor registra um aumento médio de 10%, pois as empresas mudaram e passaram a demandar múltiplas competências dos profissionais que empregam, tornando-se uma opção atraente e promissora no mercado de trabalho.
Os números:
– As 74 associadas empregavam 1.229 pessoas em 2002 e neste ano empregam 1.345.
FATURAMENTO
Das 74 empresas ouvidas:
– 30% faturam entre R$200 a R$500 mil por ano
– 22% entre R$1 a R$3 milhões
– 18% até R$200 mil
– 14% entre R$500 mil e R$1 milhão
– 8% entre R$3 e R$5 milhões
– 8% acima de R$5 milhões
A gestão das empresas deste setor é relativamente equilibrada. 55% das empresas consultadas aplicam entre 31% a 60% de sua receita para remunerar seus funcionários, índices considerados adequados pelos consultores da área de RH.
77% das empresas investem 30% da receita em modernização e tecnologia.
ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
A maior parte das empresas tem apenas um escritório (76%). 16% tem 2 escritórios e 8% três.
Apesar disso, 75% atuam em todo o território nacional por meio de parcerias.
RECURSOS HUMANOS
74% das agências oferecem assistência médica a seus funcionários e 66% vale alimentação
45% possuem um plano de carreira estruturado para seus colaboradores
92% investem em treinamento, cursos e reciclagem profissional
66% investem até R$5 mil
16% de 5 a 10 mil
10% de 10 a 15 mil
13% acima de 15 mil
47% utilizam instrumentos para avaliar o desempenho de suas equipes
46% tem planos de participação nos resultados
PORTFÓLIO DE SERVIÇOS
As empresas estão diversificando cada vez mais a gama de serviços oferecidos e é por isso inclusive que o mercado registra crescimento e as agências investem permanentemente no treinamento de seus funcionários
Os serviços de Assessoria de Imprensa ainda são carro chefe nestas agências. Das ouvidas, 95% prestam este tipo de serviço. Mas também são muito solicitados os serviços de Gerenciamento de Crises, Comunicação Interna, treinamento de porta-vozes, pesquisa de imagem e publicações, nos quais a mais de 80% atuam
Duas novas áreas vêm ganhando espaço: Propaganda Institucional e Relações Governamentais. Por enquanto, apenas 46% e 37% prestam estes serviços
42% das empresas consultadas participam de concorrências públicas, mas apenas 39% tem clientes no governo.
AVALIAÇÃO DE 2002 e perspectivas para 2003
Para 54% dos entrevistados, houve um aumento expressivo no número de clientes. Para 26%, a carteira permaneceu estável e para 20% diminuiu.
O mercado de Comunicação em 2002 foi considerado muito bom para 14% das empresas consultadas. Para 38%, o ano foi bom, para 48% entre regular e ruim
O setor demonstra otimismo para este ano: 62% das empresas ouvidas apostam no aquecimento de mercado, enquanto 32% acham que repetirá a performance do ano anterior. Só 6% dos entrevistados revela-se pessimista quanto as perspectivas e acham que o mercado vai piorar.
AVALIAÇÂO DA ABRACOM
51% – BOM
32% MUITO BOM/ EXCELENTE
15% REGULAR