Grupo sobre Comunicação no Terceiro Setor define plano de trabalho

O grupo de trabalho sobre comunicação no Terceiro Setor fez sua segunda reunião na noite de 31 de março, na sede da Abracom. O grupo, coordenado pela diretora presidente da Lead, Janine Saponara, definiu estratégias de trabalho para iniciar uma série de atividades e encontros de reflexão destinados a aperfeiçoar as ferramentas de comunicação para atendimento de entidades do Terceiro Setor.



A primeira atividade definida pelo grupo foi a organização de um workshop sobre Comunicação para o Terceiro Setor. O evento, previsto para o final de maio, terá a participação de jornalistas especializados na cobertura de temas sociais, pesquisadores acadêmicos e diretores de ONG´s com "cases" bem sucedidos de comunicação. O público alvo do workshop será composto pelo pessoal de atendimento de contas nas agências, além de profissionais e estudantes de comunicação com interesse no tema.



Linhas de trabalho



O grupo adotou três linhas de trabalho para 2003. A primeira, voltada para a mídia, buscando sensibilizar os formadores de opinião para as pautas relacionadas ao Terceiro Setor. A segunda linha vai atuar junto às próprias ONGs, na tentativa de tornar a comunicação uma eficaz ferramenta estratégica do trabalho social. E a terceira linha de atuação está relacionada à capacitação das agências de comunicação para o atendimento das contas de entidades do Terceiro Setor.



Responsabilidade Social



Na reunião, a jornalista Maysa Provedello, da CDN, apresentou proposta da ANJOS ? Agência Nacional de Jornalistas Sociais, para o estabelecimento de uma parceria com a Abracom. A ANJOS, organização recém criada, propõe o atendimento voluntário das agências a ONGs que não tenham a cultura da comunicação e/ou com poucos recursos financeiros.



O objetivo é transferir para pequenas entidades de trabalho social relevante conhecimento e instrumentos de comunicação que permitam o seu crescimento sustentado. Segundo ela, o trabalho voluntário seria de caráter temporário. E, como contrapartida, as agências filiadas à Abracom utilizariam um selo de responsabilidade social a ser criado.



O grupo de trabalho pediu à ANJOS o detalhamento da proposta, para que possa encaminhar aos demais associados da Abracom um projeto de parceria.



Grupo já tem a adesão de 10 agências



O grupo de trabalho já tem a participação de 10 agências de comunicação, concentradas em São Paulo e Campinas. A participação é aberta a todos os associados da Abracom e pode ser feita de forma virtual, através de troca de mensagens por e-mail. Em breve, será criado no site da Abracom um Fórum para debater temas relacionados à comunicação no Terceiro Setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.